Questões da prova Acafe 2015/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2015/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

Documento da Organização Mundial da Saúde – OMS relata um total de 4.920 mortes e 13.703 casos nos oito países afetados pelo surto de ebola, até 27 de outubro de 2014. Especialistas dizem que é preciso monitorar a doença para derrotá-la. Libéria, Serra Leoa e Guiné são os países com mais casos de contaminação.
Fonte: http://g1.globo.com/ Acesso em 30/10/2014

A respeito do vírus ebola, transmissão, sintomas e tratamento, é correto afirmar, exceto:


Questão 52:

Pesquisas recentes apontam que a Floresta Amazônica já possui espécies com garantia de extinção até 2050. Em artigo publicado na revista Science, professor da UFG afirma que ações antrópicas na Floresta Amazônica são responsáveis pelo aumento na taxa de extinção de espécies.

O gráfico a seguir mostra a relação entre área degradada e extinção de espécies.

Acerca do tema, é correto afirmar:


Questão 53:

Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.

Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I - As técnicas biotecnológicas possibilitam à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos, por exemplo.
II - A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção de hormônio de crescimento e insulina, seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos).
III - Hoje, a utilização de plasmídeos bacterianos restringe-se à produção de novos medicamentos.
IV - Através de técnicas biotecnológicas é possível o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.
V - A aplicação da biotecnologia está limitada a área médica e de saúde.

Todas as afirmações corretas estão em:


Questão 54:

Hemofilia é um grupo de doenças genéticas e hereditárias que prejudicam a capacidade de coagulação sanguínea, favorecendo hemorragias.

Observe a genealogia a seguir e assinale a alternativa correta.

 


Questão 55:

O parasitismo é uma relação ecológica onde o parasita pode provocar uma série de danos ao hospedeiro, caso não haja tratamento adequado.

Analise as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O Plasmodium, protozoário causador da malária, vive na forma de esporozoítos na glândula salivar do mosquito Anopheles
( ) A diarreia é um dos sintomas da infestação da Entamoeba hystolitica .Os cistos dessa bactéria chegam ao intestino pela ingestão de água ou alimento contaminados.
( ) A cisticercose é contraída pelo homem quando esse ingere carne de boi ou de porco malcozida, contendo o cisticerco.
( ) O verme nematelminto Ancylostoma duodenale (ou Necator americanus ) ataca o intestino delgado, provocando feridas que fazem com que o indivíduo parasitado perca sangue, o que pode causar anemia.
( ) A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo verme platelminto chamado Schistosoma mansoni, que se aloja nos vasos sanguíneos do fígado.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 56:

Recentemente o Instituto de Pesquisa com Células-tronco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IPCT/UFRGS gerou a primeira linhagem de células-tronco pluripotentes induzidas da região sul do País. Pela primeira vez na região Sul, uma célula madura foi induzida a se tornar pluripotente através de uma série de procedimentos laboratoriais, ou seja, a partir de uma célula somática (2n) já constituída, foi obtida uma célula-tronco. Esse procedimento é essencial para o futuro das pesquisas na área, já que foge da discussão ética-religiosa a qual cerca as células-tronco embrionárias, além de evitar o risco de rejeição do corpo à nova célula por carregar o mesmo material genético do transplantado.
Fonte: http://celulastroncors.org.br/ Acesso em 30/10/2014

O esquema a seguir mostra o potencial das células tronco.

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.

I - As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Elas podem se dividir e se transformar em outros tipos de células.
II - As células pluripotentes são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta.
III - As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem mais versáteis que as embrionárias e encontram-se principalmente na medula óssea.
IV - As células-tronco multiplicam-se através do pro cesso de divisão celular chamado meiose.
V - O tecido do cordão umbilical é uma fonte riquíssima em células-tronco jovens, as quais podem dar origem a uma infinidade de tipos de células, como por exemplo, células musculares, ósseas, tendíneas e cartilaginosas. Essa plasticidade permite que essas células-tronco possam, futuramente, ser aplicadas para o tratamento de diversas patologias.

Todas as afirmações corretas estão em:


Questão 57:

De modo geral, a Revolução Industrial foi o período entre os séculos XVIII e XIX em que aconteceram diversas transformações nas formas de produção de mercadorias e produtos. A produção artesanal e manufatureira acabou sendo substituída pela produção em série, realizada por trabalhadores assalariados e com o uso de máquinas. A Inglaterra foi o Estado pioneiro nesse processo.

Acerca do pioneirismo inglês na Revolução Industrial, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 58:

Em 2014 completaram-se 60 anos da morte de Getúlio Vargas. Político de muitas facetas, a figura de Vargas ainda reflete muitas discussões políticas na atualidade, como podem atestar as diversas publicações que abordam seus governos.

Acerca do seu último governo (1951/1954), todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 59:

No século XIX ocorreu nos Estados Unidos da América a expansão para o Oeste, tendo como uma das consequências grande alargamento territorial.

Nesse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 60:

Acerca das questões e aspectos do chamado terceiro mundo, analise as afirmações a seguir.

I - De maneira geral essa caracterização definiu a maior parte dos países mais pobres e não desenvolvidos da África, Ásia e América Latina.
II - O Terceiro Mundo desapareceu com o final da Guerra Fria. Atualmente a divisão mais coerente é: países desenvolvidos, emergentes e falidos.
III - Para muitos dos analistas liberais, a realidade do Terceiro Mundo era fruto de sua incapacidade de gerar renda e de modernização. Para os críticos, o Terceiro Mundo era muito mais o produto da exploração por parte dos países centrais do que de seus problemas internos.
IV - A ONU (Organização das Nações Unidas) jamais aceitou e utilizou a expressão Terceiro Mundo. Todas as resoluções que usavam tal terminologia foram vetadas por EUA, Reino Unido e França, membros permanentes do Conselho de Segurança da instituição.
V - Em vários momentos os países do Terceiro Mundo procuraram se reunir para vencer suas dificuldades. O movimento dos Não-Alinhados foi o mais conhecido e o Brasil, Índia e África do Sul foram os líderes do mesmo. Hoje esses três países fazem parte dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Todas as afirmações corretas estão em:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7