Questões da prova Acafe 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Uma caixa d’água em formato cúbico tem a capacidade de armazenar 8000 litros de água. Devido a problemas nessa caixa d’água, foi realizada a troca por outra em formato de prisma hexagonal regular. Sabendo que altura e a capacidade das duas caixas não se alteraram, qual o perímetro da base desse novo reservatório?


Questão 32:

Em um determinado jogo de futebol do campeonato brasileiro, o resultado final da partida foi 3 x 2. A probabilidade de que o time perdedor tenha marcado os dois primeiros gols é:


Questão 33:

Considere as funções f(x) = 4 e g(x) = -x³ + 3x². Os pontos A e B são as intersecções do gráfico da função g com o eixo das abscissas. Os pontos G e H são as intersecções dos gráficos das funções f e g. O quadrilátero de vértices ABGH tem área igual a:


Questão 34:

Analise as alternativas a seguir. Todas estão corretas, exceto a:


Questão 35:

A Física é a ciência responsável pelos fenômenos que acontecem ao nosso redor, sendo que a relação com a Matemática traduz-se em expressões algébricas ou fórmulas matemáticas, que embasam os fundamentos teóricos. Em um M.R.U.V. para um determinado móvel a velocidade do mesmo é descrita pela equação v = 50 - 10t (em unidades do SI).

Neste caso, a alternativa correta que apresenta o instante, em s, que o móvel inverte o sentido do movimento é:


Questão 36:

Por uma mesma estrada reta, dois caminhões idênticos trafegam com a mesma velocidade. O caminhão 1 leva uma carga duas vezes mais pesada que o caminhão 2. Ao deparar-se com um obstáculo na pista, os dois motoristas freiam no mesmo instante e os caminhões param depois de um mesmo tempo curto.

Considere o exposto e assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir.

Até parar, a distância percorrida pelo caminhão 1 é _________ a distância percorrida pelo caminhão 2.


Questão 37:

Quando ocorre vazamento de petróleo e derivados nos oceanos, são utilizadas barreiras de contenção a fim de controlar a área afetada e facilitar o recolhimento do material evitando, assim, um desastre ambiental de maiores proporções.

As barreiras de contenção são colocadas em configurações distintas sobre a água, tais como, configuração em “U”, configuração em “V” e configuração em “J”, entretanto, seus componentes básicos geralmente são os mesmos: o material flutuador, o lastro para manter a lona na posição vertical dentro da água e a lona que reveste o flutuador e o lastro.

Na figura temos um exemplo de uma barreira de contenção em configuração de “cerco completo” e um corte, em vista frontal, de seus elementos básicos.

Com base na figura e no exposto acima, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I - A densidade do lastro é maior que a densidade da água.
II - O empuxo exercido sobre a barreira de contenção tem maior módulo que o peso da mesma.
III - A densidade da água é maior que a densidade do flutuador.
IV - O empuxo exercido sobre a barreira de contenção tem maior módulo se o desastre ocorrer no mar do que em um rio de água doce.
V - A densidade da barreira de contenção tem o mesmo módulo que a densidade da água.


Questão 38:

Em uma mola fixa no teto (situação 1) prende-se o imã 1 de massa 0,3 kg que sofre a ação da força magnética do imã 2 (situação 2). A mola possui constante elástica igual a 150 N/m e o sistema se mantém em equilíbrio.

Desprezando-se a massa da mola, adotando g = 10 m/s² e considerando a massa do imã 2 o dobro da massa do imã 1, a alternativa correta que indica o módulo da força magnética, em newtons, que o imã 2 exerce sobre o imã 1 é:


Questão 39:

As altas temperaturas do verão fazem aumentar a procura por um aparelho de ar condicionado. Todavia, nem todos possuem condições de adquirir o equipamento, por causa do seu alto valor, e recorrem a resoluções alternativas. Uma delas é a construção de um ar condicionado caseiro.

Esse ar condicionado em questão constitui-se de uma caixa de isopor, quatro coolers (ventiladores de PC) e gelo. A proposta apresenta um cooler (próximo à tampa da caixa) que joga o ar para dentro da caixa e três coolers (próximos à base da caixa) que jogam o ar para o ambiente. O gelo, dentro de sacos plásticos, fica sobre uma grade feita de palitos, centralizada no meio da caixa.
Considere a pressão atmosférica de 1 atm, o gelo a 0 ºC e o ambiente inicialmente a 35 ºC.

Com base no exposto, analise as proposições a seguir, marque com V as verdadeiras ou com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O isopor é um bom condutor de calor, então, as paredes do interior da caixa de isopor devem ser revestidas de papel alumínio para melhorar o funcionamento do ar condicionado.
( ) A posição do cooler que joga o ar para dentro da caixa deve ser próximo da base da caixa para que o ar condicionado seja mais eficiente, pois o ar frio é menos denso que o ar quente.
( ) Se as paredes do interior da caixa de isopor forem revestidas de papel alumínio, o ar condicionado aumentará sua eficiência.
( ) O ar que entra na caixa de isopor perde calor para o gelo e esfria, descendo para o fundo da caixa.
( ) O gelo ganha calor latente do ar que entra na caixa e começa a derreter.


Questão 40:

No ano de 2012, a ANEEL regulamentou (resolução 482) a utilização de micro e mini geração de energia elétrica. Esse sistema consiste na obtenção de energia elétrica empregando geradores de pequeno porte. Com isso, o próprio consumidor pode gerar a energia que usa, geralmente a partir de fontes renováveis, tais como a eólica e a solar, próximo a sua residência ou empresa.

Um dos benefícios para o consumidor será sua economia, pois diminuirá os gastos com energia elétrica e se gerar energia excedente poderá injetá-la na rede de distribuição, ganhando crédito de energia.

Vamos considerar agora, dois consumidores que implantaram micro geração de energia em suas residências: uma eólica e outra solar como mostra a figura.

Com base no exposto, analise as proposições a seguir, marque com V as verdadeiras ou com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A geração de energia elétrica por meio das placas solares se dá por indução eletromagnética.
( ) A geração de energia elétrica por meio da micro geração causa melhoria do nível de tensão da rede no período de carga pesada.
( ) O sistema de geração de energia das duas casas funciona 24 horas por dia.
( ) O sistema de geração por placas solares é mais eficiente, pois consegue converter 100% da energia solar em energia elétrica nas tomadas da casa.
( ) Para gerar energia elétrica por meio dos ventos, a micro geradora eólica utiliza o mesmo processo que uma hidroelétrica.


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7