Questões da prova Acafe 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

A Revolução ocorrida na Rússia, em 1917, está completando 100 anos. Foi efetivamente o primeiro regime socialista duradouro implantado por um país. Nesse contexto, e acerca dos eventos que se relacionam com esta revolução é correto afirmar, exceto:


Questão 62:

Após a saída de Getúlio Vargas do poder em 1945 o então Ministro da Guerra do Estado Novo, General Eurico Gaspar Dutra, foi eleito presidente do Brasil. Entre as características do seu governo pode-se destacar, exceto:


Questão 63:

A Revolta de Vila Rica no século XVIII mostrou os abusos que as autoridades portuguesas cometiam com os mineradores e a população de Minas Gerais.

No contexto dessa revolta é correto afirmar, exceto:


Questão 64:

Lamarck (1744-1829) anteviu o vínculo entre a civilização industrial e o colapso ambiental dizendo: “O homem, por seu egoísmo tão pouco clarividente em relação a seus próprios interesses, por sua inclinação a explorar tudo o que está à sua disposição, em suma, por sua incúria por seu porvir e pelo de seus semelhantes, parece trabalhar para o aniquilamento de seus meios de conservação e a destruição de sua própria espécie. (...)”
Fonte: MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental./Luiz Marques, - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015. p. 14.

A tendência ao colapso desencadeado por crescentes desequilíbrios ambientais antropogênicos e a consciência da dinâmica desse problema são também sustentadas pela ciência.

Sobre essa questão, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 65:

O verão para o desfrute das praias ao longo do litoral, o inverno na serra para aproveitar o frio, o Vale Europeu, o Caminho dos Príncipes, além do circuito religioso e o ecoturismo, dentre outros, formam cenários da diversidade geográfica deste pequeno estado que é Santa Catarina.

Sobre a geografia catarinense todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 66:

Observe atentamente a figura que representa os tipos de clima que existem no Brasil, segundo Arthur Strähler.

Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A figura assinala os tipos climáticos controlados por massas de ar equatoriais, tropicais e polares.
( ) O número 1 indica um tipo climático denominado de Equatorial úmido da convergência dos alísios.
( ) O clima tropical tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar compreende a área assinalada pelo número 3.
( ) Na área apontada pelo número 5 as chuvas são frontais, resultantes da ação das massas de ar tropicais e equatoriais.
( ) O clima subtropical, também chamado de litorâneo úmido, está indicado pelo número 4 e é resultado da ação das massas tropicais continentais.


Questão 67:

Sobre a atualidade marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O Brasil vem, desde 2016, refutando as ideias do Consenso de Washington, receituário neoliberal que pregava mais abertura comercial e menos protecionismo, privatização de empresas estatais, desregulamentação das leis trabalhistas, além das reformas fiscais e tributária.
( ) A Guerra da Coreia (1950-1953) foi o início das tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, e a atual troca de ameaças entre os dois países reacende a tensão, deixando o mundo em polvorosa diante de um possível confronto nuclear.
( ) A Revolução Russa, o primeiro regime comunista da história e acontecimento significativo do século XX, completa em 2017 os 100 anos, muitos dos quais vivenciados na Guerra Fria, caracterizada por antagonismo político, econômico, ideológico e militar entre Estados Unidos e União Soviética.
( ) Em junho de 2017 os Estados Unidos, segundo poluidor do mundo atrás da China, decidiram sair do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima, um tratado internacional para redução dos gases de efeito estufa.
( ) A queda do muro de Berlim em 1989 representou o fim das barreiras físicas entre os países, com exceção dos Estados Unidos que, contrariamente, desde Bush, Clinton, Obama e Trump, vêm aumentando a extensão do muro ao longo da fronteira com o México.


Questão 68:

Sobre as unidades do relevo brasileiro marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O Planalto Brasileiro é formado pelos planaltos Atlântico, Central e Meridional, que possuem formações rochosas distintas.
( ) O Planalto Meridional domina a Região Sul do Brasil e foi onde, na Era Mesozóica, ocorreram os derrames de lavas vulcânicas, origem da Terra Roxa.
( ) O Planalto das Guianas, que domina na Região Norte do Brasil, é composto de rochas sedimentares.
( ) A grande Planície Amazônica é formada por rochas da Era Mesozóica, ou seja, do período mais recente.
( ) No relevo brasileiro destacamos três grandes planícies: Amazônica, Litorânea ou Costeira e Pantanal.


Questão 69:

Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I - “A existência de movimentos separatistas na Espanha e também em outros lugares do mundo chama a atenção para a inconsistência da ideia de unicidade do Estado moderno, em que o estabelecimento de suas fronteiras obedece mais a relações históricas de poder do que propriamente ao sentimento de pertencimento de suas populações”.
II - As Forças Armadas Revolucionárias do Comum (FARC) abandonam o processo de disputa eleitoral e passam para a luta armada, o que representa um passo decisivo para a incorporação das FARC à sociedade e ao sistema democrático.
III - O BREXIT, que confirmou a saída do Reino Unido da União Europeia, colocou em xeque um processo de unificação que se iniciou com o acordo do carvão e do aço nos anos 1950 do século XX.
IV - A crise na República Bolivariana da Venezuela é decorrente do bloqueio econômico implantado pelos EUA, a partir da crise dos mísseis.
V - A história das duas Coreias remonta ao final da 2ª Guerra Mundial, cujo território era ocupado pelos japoneses, derrotados naquele conflito. Portanto, a existência de duas Coreias é um produto da Guerra Fria que se instala no pós-guerra.


Questão 70:

Considere o enunciado a seguir e assinale a alternativa correta.

“A obsolescência tecnológica se dá na mesma velocidade em que se verificam as inovações. A exclusão também pode se dar pelo rápido processo de obsolescência que faz com que a atualização tecnológica seja dispendiosa para o indivíduo, para organizações de várias naturezas e para os Estados. Por outro lado tecnologias se tornam economicamente mais acessíveis na medida em que se desenvolvem, o que permite que aqueles que não poderiam ter esse acesso na fase inicial, quando ainda era estado da arte, terminam tê-lo quando se tornam estado da técnica”.
Disponível em: http://intranet.fainam.edu.br/acesso_site/fia/academos/revista2/6.pdf com acesso em 02/10/2017.

 


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7]