Questões da prova Acafe 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Até pouco tempo os chuveiros elétricos residenciais variavam de potências entre 2400W a 4800W que contavam com a proteção de disjuntores de até 25 ampéres e redes com fios de bitolas (grossura) específicos para essa corrente. Atualmen-te no mercado encontramos chuveiros de 7700W que são usados nas mesmas redes antigas de 220V projetadas para os chuveiros anteriormente citados.

Considerando o exposto, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

Para se usar os chuveiros atuais de 7700W deve-se substituir o disjuntor por um de _________ amperes e __________ a fiação com bitola ________________ da rede elétrica antiga.


Questão 42:

Considere as seguintes informações sobre entalpia de combustão no estado padrão ΔHo para alguns combustíveis. O quadro traz as entalpias-padrão de combustão a 25 ºC (ΔHo) do etanol e do octano.

Dados Complementares: 1H; 12C; 16O.

Considere os conceitos químicos e as informações fornecidas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta

I - O etanol e metanol são isômeros de função.
II - Toda queima de um combustível é uma reação química do tipo exotérmica (libera calor).
III - A equação termoquímica balanceada, para a combustão do octano, principal componente da gasolina é: C8H18(l) + 25O2(g) ↔ 8CO2(g) + 9H2O(l).
IV - A massa molar do octano é 114g/mol e do etanol é 46g/mol.
V - A gasolina, derivada do petróleo, é um combustível fóssil renovável.


Questão 43:

O ozônio é um poderoso oxidante e muito rápido na inativação de bactérias. Tem 1,5 vezes o poder de oxidação do cloro e é 1500 vezes mais rápido na desinfecção.

Fonte: Adaptado de http://www.snatural.com.br/ozonio-tratamento-agua-desinfeccao-efluentes/, Acesso em 27/09/2017.

Equação química de formação do ozônio.

Considere os conceitos químicos e as informações fornecidas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I - O ozônio é uma molécula apolar porque possui três nuvens eletrônicas (ligação dupla, ligação dativa e um par de elétrons não ligantes) no átomo central (oxigênio) e apenas dois ligantes iguais ligados a ele.
II - A reação de produção do ozônio ocorre com liberação de calor e é endotérmica.
III - O aumento da temperatura favorece a reação endotérmica que, nesse caso, é a reação direta, ou seja, produz mais ozônio.
IV - O aumento da temperatura favorece a reação exotérmica que, nesse caso, é a reação direta, ou seja, produz mais ozônio.
V - Com base nessa equação, e considerando a transformação de 300g de O2(g) em O3(g), a quantidade de calor envolvida na reação é 2.662,5 kJ/mol.


Questão 44:

A sintetização da amônia (NH3) a partir do nitrogênio e do hidrogênio na atmosfera, descoberta pelo cientista Fritz Haber, foi de suma importância para o mundo.

Considere os conceitos químicos e as informações fornecidas e assinale a alternativa correta.


Questão 45:

Uma solução comercial analisada apresentou 4,5% (m/v) em ácido acético. Baseado nos conceitos químicos, expressa a concentração dessa solução em ppm (mg/L):


Questão 46:

Uma solução comercial analisada apresentou 4,5% (m/v) em ácido acético. Baseado nos conceitos químicos, expressa a concentração dessa solução em ppm (mg/L):


Questão 47:

O corante de alimentos (Citrus Red 2) e o corante para pinturas (Yellow 2G) são representados pelas estruturas a seguir.

Considere os conceitos químicos e as informações fornecidas, e assinale a alternativa correta.


Questão 48:

Um técnico em química necessita preparar uma solução de biftalato de potássio (C8H5KO4), 0,01 mol/L em 500 mL de solução.

Dados complementares: (H:1; C:12; K:39 e O:16). M = massa (g) / (massa molar x V(L)).

O valor aproximado da massa, em gramas, necessária para preparar essa solução de (C8H5KO4) é:


Questão 49:

A prolina é um dos aminoácidos cíclicos alifáticos que são componentes primários da proteína colágeno, o tecido do conectivo que liga e sustenta todos os outros tecidos. Alguns alimentos ricos em prolina são o pão, o leite e a gelatina.
Fonte:http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1917&evento=5, Acesso em 27/09/2017.

Considere os conceitos químicos e a fórmula estrutural da prolina, e assinale a alternativa correta.


Questão 50:

Novo mosquito transgênico pode ser mais eficiente contra dengue

Uma nova linhagem do mosquito Aedes aegypti geneticamente modificado (GM) deve ser testada em breve na cidade de Indaiatuba (SP). O inseto é uma versão aprimorada do mosquito já aprovado pela Comissão Técnica de Biossegurança (CTNBio) no Brasil e por outras agências que avaliam biossegurança em outros países do mundo, a exemplo do Panamá e das Ilhas Cayman. A primeira geração de mosquitos da dengue GM produz descendentes que herdam um gene autolimitante, tornando-os incapazes de chegar à fase adulta. A nova variedade, porém, tem filhotes machos que conseguem sobreviver e, ao cruzar com fêmeas selvagens, passam a modificação genética para seus descendentes.
Fonte: CIB, 13/09/2017. Disponível em: http://cib.org.br

Considere as informações do texto e os conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I - Transgênicos são organismos vivos que receberam material genético de uma espécie diferente, através de técnicas desenvolvidas pela engenharia genética.
II - A dengue, a febre chikungunya, a febre Zika, a febre amarela e a malária são exemplos de doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
III - A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão em muitas regiões coincide com o verão devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação de seu vetor, o Aedes aegypti.
IV - Biossegurança é o conjunto de ações e procedimentos voltados para a prevenção, proteção, minimização de riscos inerentes à exposição, manipulação e uso de organismos vivos e seus derivados, com o objetivo de evitar danos e efeitos adversos aos seres humanos, aos animais e ao meio ambiente.
V - Os insetos podem ser vetores de doenças causadas por vírus, por bactérias e por protozoários. A doença de chagas é um exemplo de doença causada por protozoário e transmitida por mosquito, o Triatoma infestans, popularmente conhecido como barbeiro ou bicudo.


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7