Questões da prova PUC-Campinas 2015 Geral

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-Campinas 2015 Geral. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Nesse texto, o autor:


Questão 2:

Inicialmente a atração central eram números equestres, que passaram a se alternar com o desempenho dos palhaços, dos acrobatas, dos malabaristas, dos trapezistas. Monteiro Lobato, em sua literatura infantil, ainda se refere, genericamente, a “circo de cavalinhos”.

É afirmação correta sobre o que se tem no trecho acima, considerado em seu contexto:


Questão 3:

Certas expressões, ao restringirem o sentido de uma palavra ou de outra expressão, limitam a extensão do conteúdo da frase de que fazem parte. Nas frases abaixo, o elemento destacado que produz essa restrição é:


Questão 4:

O segmento do texto que está traduzido de maneira a não prejudicar o sentido original é:


Questão 5:

Na língua portuguesa, a palavra circo é empregada em várias acepções e faz parte de algumas locuções. Com apoio nas informações que o texto oferece e no contexto de cada frase que segue, assinale a alternativa que está acompanhada de comentário INACEITÁVEL sobre o emprego do segmento destacado.


Questão 6:

Muito estimados pelo público, os números com animais são fascinantes, mas há quem lembre o sacrifício que representam para um leão, para um elefante ou para um cachorrinho as incontáveis horas de adestramento − a que não faltam a coerção e o castigo físico, entremeados com as “recompensas” de um torrão de açúcar ou um bolinho de carne.

Considerado o acima transcrito, em seu contexto, e a norma-padrão escrita, é legítimo afirmar:


Questão 7:

É que o circo dá ensejo ao estabelecimento de um sem-número de tipos e personagens: a lírica bailarina, o gigante feroz, o administrador prepotente...

O segmento destacado acima exerce a mesma função sintática do destacado em:


Questão 8:

No último parágrafo, considerado em seu contexto:


Questão 9:

Parece que os pequenos circos interioranos, enfrentando sem recursos a concorrência das mídias eletrônicas que nos prendem aos monitores, estão com os dias contados. Representam esses sobreviventes a resistência heroica dos que ainda acreditam que as pessoas de carne e osso, em cena, exibindo suas habilidades num ato de presença, são em si mesmas uma atração essencial.

No trecho acima, em seu contexto, o autor:


Questão 10:

Certas palavras ou expressões do texto motivaram outras frases, que devem ser consideradas independentes dele. A alternativa que apresenta formulação compatível com a norma-padrão escrita é:


Páginas: [1] 2 3 4 5