Questões da prova PUC-Campinas 2015 Geral

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-Campinas 2015 Geral. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

No romance Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida valeu-se de um protagonista bastante singular, ......, no qual a crítica já reconheceu traços característicos do comportamento do brasileiro, como a ...... .

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, naordem dada:


Questão 12:

Os escritores Monteiro Lobato e Euclides da Cunha apresentam, além de traços literários originais, características de estilo que fazem lembrar a prosa realista do século XIX. Em nossa história literária, ambos os escritores são localizados:


Questão 13:

A valorização da cultura popular fica sugerida em vários momentos dos manifestos e documentos diretamente ligados ao movimento modernista de 22, tal como se pode comprovar no seguinte segmento:


Questão 14:

Atente para os seguintes versos de um poema de Jorge de Lima:

Aceito os dias com seus cinemas, seus bondes,
Seus flirts, suas praias de banho, sua atualidade.
Mas deixai-me ver no meio dessa conturbação
O que está acima do tempo, o que é imutável.
Senhor, estou cansado, quero descansar.

Nesses versos o poeta deixa ver uma tensão essencial de sua poética:


Questão 15:

Charles Chaplin foi saudado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade no longo poema “Canto ao homem do povo Charles Chaplin”, publicado no livro A rosa do povo. A homenagem poética tem também um forte sentido político, já que esse poema inscreve-se num período em que Drummond:


Questão 16:

As afirmações abaixo foram feitas por um estudante sobre o táxon família.

I. Ele inclui os táxons de gênero e de espécie.
II. Quando se considera a sequência de táxons, iniciando-a por aquele mais inclusivo, o táxon imediatamente anterior ao de família é o de classe.
III. A grafia correta do nome científico das famílias do reino animal deve terminar em ae.

O estudante acertou APENAS:


Questão 17:

According to the main text in Portuguese:


Questão 18:

Nos últimos 30 anos, a China atravessou um intenso período de desenvolvimento industrial que levou o país a uma posição ímpar no mundo. Porém, esse processo cobrou um alto custo ambiental. Atualmente, a China é o maior poluidor mundial, ultrapassando até mesmo os EUA.

Sobre as informações do texto são feitas as seguintes afirmações:

I. A industrialização chinesa promoveu intenso êxodo rural e transformou o país, tornando-o o mais urbanizado da Ásia.
II. A expansão da economia chinesa tem se alimentado da busca de mercados de consumo e de produção de bens primários, fato que explica as novas relações entre a China e os países africanos.
III. A expansão do processo de industrialização tem sido realizado, principalmente, na porção centro-ocidental do país, área mais populosa e com maior disponibilidade de mão de obra.
IV. A forte poluição atmosférica nas áreas urbano-industriais chinesas está fortemente relacionada ao uso predominante de fontes fósseis de energia.

Está correto o que se afirma APENAS em:


Questão 19:

Segundo o historiador grego Heródoto, as grandes pirâmides do Egito satisfazem a condição de que a área de cada face triangular é igual à área de um quadrado de lado com a medida da altura da pirâmide.

Admitindo-se que a pirâmide regular de base quadrada descrita na figura atenda à condição anunciada por Heródoto, então, a medida do apótema h dessa pirâmide, em metros, é igual a:


Questão 20:

Segundo o historiador romano Tácito, Augusto conquistou os soldados com presentes, o povo com pão barato, e todos os homens com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso, congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis.
(In: BARBEIRO, Heródoto. CANTELE, Bruna R. e SCHNEEBERGER, Carlos Alberto. História. São Paulo: Scipione, 2004. p. 96)

O texto refere-se ao principado de Augusto, no início do Império Romano, em que:


Páginas: 1 [2] 3 4 5