Questões da prova PUC-Campinas 2015 Geral

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-Campinas 2015 Geral. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

O mesmo número de indivíduos de cada variedade (I e II) de certa planta foi introduzido em determinado ambiente. Após diversas gerações verificou-se que a variedade II tornou-se mais abundante do que a variedade I. Com base nessas informações é correto afirmar que:


Questão 32:

Uma equação representa uma situação de equilíbrio entre os dois membros da igualdade. Se os dois membros da equação forem multiplicados por um mesmo número ou expressão, diferentes de zero, obtém-se uma nova situação de equilíbrio equivalente à anterior.

Das alternativas fornecidas, a única que, se for utilizada para multiplicar os dois termos da equação, (1/x)+(1/x-1)+(1/x+3) = 1/2 , eliminará todos os seus denominadores é:


Questão 33:

Quando dois ou mais corpos trocam calor há transferência de energia térmica do corpo mais quente para o corpo mais frio. O equilíbrio térmico irá ocorrer quando os corpos atingirem a mesma temperatura.

Suponha que, num recipiente de paredes adiabáticas com capacidade térmica de 50 cal/°C e temperatura de 20 °C, misturamos 150 gramas de água a 80 °C, 50 gramas de água a 10 °C e 50 gramas de gelo a −20 °C. Ao atingir o equilíbrio térmico, a temperatura do sistema, em °C, será de:

Dados:
calor específico da água = 1 cal/g °C
calor específico do gelo = 0,5 cal/g °C
calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g


Questão 34:

Oito alunos farão uma coreografia geométrica e harmônica por ocasião da data de aniversário do colégio em que estudam. Para dar início ao ensaio, o professor responsável posicionou cada aluno no vértice de um octógono regular e, em seguida, marcou no chão um par de eixos cartesianos ortogonais, conforme indica a figura abaixo.

De acordo com o sistema de coordenadas estabelecido pelo professor, o aluno localizado no vértice C do octógono está em correspondência com o ponto de abscissa x = − 2 e ordenada y igual a:


Questão 35:

Considere a tabela abaixo da solubilidade do açúcar comum (sacarose) submetido a várias temperaturas.

No preparo de uma calda com açúcar, uma receita utiliza 1 kg de açúcar para 0,5 litro de água. Nesse caso, a temperatura mínima necessária para que todo o açúcar se dissolva é:


Questão 36:

Sabe-se que a carne é um dos mais importantes fornecedores de proteínas para nossa alimentação. Com base nessa informação um professor solicitou que os alunos apresentassem propostas de um experimento que demonstrasse a digestão de proteínas no estômago dos mamíferos. Foram apresentadas as propostas abaixo, todas a serem realizadas por meio de um recipiente com água e fragmentos de carne mantido a 36 °C e em agitação constante. Dessas, a única correta é aquela que acrescenta ao recipiente:


Questão 37:

O movimento modernista, no Brasil, eclodiu em um contexto repleto de agitações políticas, sociais, econômicas e culturais. Dentre os movimentos dos anos 1920 que se inserem nesse contexto destaca-se:


Questão 38:

Chico Buarque é um dos mais inspirados compositores brasileiros. Algumas de suas músicas têm um forte teor social. São dele os versos da música Pivete que tem um pequeno trecho reproduzido abaixo.

No sinal fechado
Ele vende chiclete
Capricha na flanela
E se chama Pelé
(...)
No sinal fechado
Ele transa chiclete
E se chama pivete
E pinta na janela
Capricha na flanela
Descola uma bereta
Batalha na sarjeta
E tem as pernas tortas.
(http://letras.mus.br/chicobuarque/45163/)

Sobre a temática apresentada na letra da canção são feitas as seguintes afirmações:

I. O problema da violência vivida e gerada por crianças e adolescentes está em fase de redução, pois ampliaram-se as oportunidades de trabalho.
II. Os programas sociais do Estado têm reduzido o trabalho infanto-juvenil mas não conseguem reduzir a contento os problemas de violência.
III. O aumento das vagas nas escolas para o grupo infanto-juvenil melhora os índices do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil frente aos outros países do mundo.

Está correto o que se afirma APENAS em:


Questão 39:

Um canhão de luz emite um raio luminoso que incide em um prisma cuja seção principal é um triângulo equilátero. O ângulo de incidência é de 60° e o índice de refração do prisma em relação ao do ar onde ele está imerso é √3 .

O desvio angular sofrido pelo raio ao atravessar o prisma é de:


Questão 40:

A seguir estão representadas duas fórmulas de poluentes encontrados no ar, provenientes de automóveis que utilizam etanol como combustível.

Ambas as substâncias apresentam a função orgânica:


Páginas: 1 2 3 [4] 5