Questões da prova PUC-Campinas 2017/1 Geral

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-Campinas 2017/1 Geral. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

"Já a literatura e a redação andam questionadas como itens de vestibular: mas sob quais argumentos o desempenho linguístico e a arte literária seriam dispensáveis numa formação escolar de verdade?"

Considerando as orientações da gramática normativa, é correto afirmar sobre a frase acima:


Questão 2:

"É bom lembrar que o papel em que se imprimem livros, jornais e revistas está sob ameaça como suporte de comunicação. O mesmo ocorre com o material das fitas, dos CDs e DVDs: o mundo digital armazena tudo e propaga tudo instantaneamente."

Sobre o que se tem no trecho acima, afirma-se com correção:


Questão 3:

"A variedade da vida há de conduzi-lo por um bom caminho; é função do cronista encontrar algum por onde possa transitar acompanhado de muitos e, de preferência, bons leitores."

O período acima recebeu outras formulações. A redação que, clara e correta – considerada a norma-padrão da língua −, não prejudica o sentido original é:


Questão 4:

A estrofe seguinte abre o poema Política, de Carlos Drummond de Andrade:

Vivia jogado em casa.
Os amigos o abandonaram
quando rompeu com o chefe político.
O jornal governista ridicularizava seus versos,
os versos que ele sabia bons.

Sobre esses versos é correto afirmar que eles:


Questão 5:

Entre o suicídio de Getúlio Vargas (1954) e os acontecimentos de 1964, nossa literatura foi marcada por estes importantes acontecimentos literários:

I. expansão da poética de João Cabral de Melo Neto e manifestações de uma poesia de vanguarda.
II. publicação do romance Grande sertão: veredas e das novelas de Corpo de baile, obras-primas de Guimarães Rosa.
III. ressurgimento da ficção regionalista, representada pelas primeiras obras de Jorge Amado e José Lins do Rego.

Atende ao enunciado o que está em:


Questão 6:

O conto Teoria do medalhão, de Machado de Assis, é um diálogo no qual um pai mostra ao filho o caminho que deve trilhar para se tornar um medalhão: um figurão, uma pessoa importante, uma celebridade da época. Ao final do conto lemos esta última advertência do pai: “Guardadas as proporções, a conversa desta noite vale O Príncipe, de Maquiavel.” Esta frase expõe um procedimento comum na obra de Machado, qual seja:


Questão 7:

Na frase A variedade da vida há de conduzi-lo por um bom caminho; é função do cronista encontrar algum por onde possa transitar acompanhado de muitos e, de preferência, bons leitores, fica ressaltado o seguinte aspecto essencial do gênero literário de que se está tratando:


Questão 8:

Para mostrar a diferença da rapidez da reação entre ferro e ácido clorídrico, foi utilizado o ferro em limalha e em barra. Pingando dez gotas de ácido clorídrico 1,0 mol . L-1 em cada material de ferro, espera-se que a reação seja:


Questão 9:

O amido, um carboidrato presente em grande quantidade na farinha, é a principal forma de armazenamento de energia das plantas, ocorrendo principalmente nas raízes, frutos e sementes. Nos mamíferos, a reserva de carboidratos que corresponde ao amido:


Questão 10:

Alguns relógios utilizam-se de um pêndulo simples para funcionarem. Um pêndulo simples é um objeto preso a um fio que é colocado a oscilar, de acordo com a figura abaixo.

Desprezando-se a resistência do ar, este objeto estará sujeito à ação de duas forças: o seu peso e a tração exercida pelo fio. Pode-se afirmar que enquanto o pêndulo oscila, a tração exercida pelo fio:


Páginas: [1] 2 3 4