Questões da prova PUC-Campinas 2017/1 Geral

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-Campinas 2017/1 Geral. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Um chef de cuisine precisa transformar 10 g de gelo a 0 °C em água a 40 °C em 10 minutos. Para isto utiliza uma resistência elétrica percorrida por uma corrente elétrica que fornecerá calor para o gelo. Supondo-se que todo calor fornecido pela resistência seja absorvido pelo gelo e desprezando-se perdas de calor para o meio ambiente e para o frasco que contém o gelo, a potência desta resistência deve ser, em watts, no mínimo, igual a:

Dados da água:
Calor específico no estado sólido: 0,50 cal/g°C
Calor específico no estado líquido: 1,0 cal/g°C
Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g
Adote 1 cal = 4 J


Questão 32:

É principalmente a partir de Getúlio Vargas (1930-45 e 1950-54) que o fenômeno entendido como industrialização passa a ser uma preocupação incentivada e sistematizada pelo Estado. Num segundo momento é Juscelino Kubitschek − JK (1956-61) que retoma e acelera o processo.

Estabelecendo uma comparação entre os processos de industrialização desenvolvidos por Vargas e JK é correto afirmar que:


Questão 33:

[...] Renegando os princípios da democracia representativa, os ‘revolucionários’ de 1964 recorreram a um arsenal de instrumentos de exceção (atos institucionais, atos complementares, decretos-leis), graças aos quais ficaram mais de 20 anos no poder. A implantação da ditadura e da violência generalizada não ocorreu de imediato. Foi uma escalada que resultou do surgimento de uma oposição civil ao novo regime e de divergências no interior das próprias hostes golpistas. [...]
(KUPPER, Agnaldo e CHENSO, Paulo A. História crítica do Brasil. São Paulo: FTD, 1998, p. 278)

Com base no arsenal a que o texto se refere, pode-se afirmar que, nesse período, os governos:


Questão 34:

Na formação escolar é comum tratarmos de problemas ideais, como lançamentos verticais de objetos nos quais se despreza a resistência do ar. Mas podemos também abordar um problema destes sem esta simplificação.

Um objeto é lançado verticalmente pra cima, a partir do solo, com velocidade 20 m/s. Na subida este objeto sofre uma perda de 15% em sua energia mecânica devido às forças dissipativas.

Adotando-se g = 10 m/s², a altura máxima que será atingida por este objeto em relação ao solo será, em metros, de:


Questão 35:

No cardápio de uma churrascaria há um prato composto por picanha bovina, costela suína e carnes de lebre e jacaré.

É correto afirmar que nesse prato encontram-se representantes de:


Questão 36:

Uma revista traz a seguinte informação científica:

O gás carbônico no estado sólido é também conhecido como “gelo seco”. Ao ser colocado na temperatura ambiente, ele sofre um fenômeno chamado sublimação, ou seja, passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso.

É correto afirmar que a sublimação é um fenômeno:


Questão 37:

“Deus separou o Reino Unido da Europa continental, e foi por alguma razão”, dizia a falecida Margaret Thatcher no fim do século passado. Quinze anos depois, abre-se uma temporada política disposta a estabelecer a distância dessa separação, e a dar resposta a um punhado de desafios adicionais.
(Adaptado de: http://brasil.elpais.com)

Pode-se associar à temporada política a que o texto se refere:


Questão 38:

Em decisão histórica tomada em junho de 2016, 52% dos britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia. O Brexit tem potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas.

Sobre esse fato são feitas as seguintes afirmações:

I. Um dos primeiros reflexos do Brexit foi sentido pelos países exportadores de commodities, fortemente prejudicados com a desativação da Bolsa de Mercadorias localizada em Londres.
II. Grandes questões como a segurança, a defesa das fronteiras e o elevado número de refugiados no espaço europeu permanecem preocupando os 27 países do bloco.
III. Muitos membros do bloco enfrentam problemas econômicos, forte endividamento e desemprego; há grupos que discutem a sobrevivência da moeda única (euro) pós Brexit.

Está correto o que se afirma APENAS em:


Questão 39:

Os lados de uma folha retangular ABCD de papel medem 10 cm e 6 cm, como indica a Figura 1. Essa folha, que é branca de um dos lados e cinza do outro, será dobrada perfeitamente de tal forma que o vértice A irá coincidir com o vértice C, como mostra a Figura 2.

A área do trapézio cinza indicado na Figura 2, em cm², é igual a:


Questão 40:

Um dos materiais dos CDs e DVDs é o policarbonato, cuja fórmula está representada abaixo.

Esse polímero possui:


Páginas: 1 2 3 [4]