Questões da prova UDESC 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Uma circunferência intercepta um triângulo equilátero nos pontos médios de dois de seus lados, conforme mostra a figura, sendo que um dos vértices do triângulo é o centro da circunferência.

Se o lado do triângulo mede 6 cm, a área da região destacada na figura é:


Questão 2:

Dada a matriz , seja a matriz B tal que A-1BA = D onde , então o determinante de B é igual a:


Questão 3:

Sejam x, y, z números reais tais que a seqüência (x, 1, y, 1/4, z) forma, nesta ordem, uma progressão aritmética, então o valor da soma x + y + z é:


Questão 4:

Se os números reais x, y e z formarem, nesta ordem, uma progressão geométrica de razão 10x , pode-se afirmar que log(xyz) é igual a:


Questão 5:

Um cilindro circular reto e um cone reto possuem a mesma altura h e o mesmo raio r da base. Uma semi-esfera é retirada do interior do cilindro e é acrescentada no topo do cone, gerando os sólidos S1 e S2 , conforme mostra a figura.

Se os volumes desses sólidos são representados, respectivamente, por Vol(S1) e Vol(S2) , é correto afirmar que:


Questão 6:

O que os brasileiros andam lendo?
O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Este é um dos principais resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, que também pesquisou o comportamento do leitor brasileiro, as preferências e as motivações dos leitores, bem como os canais e a forma de acesso aos livros. (Fonte: Associação Brasileira de encadernação e Restaure, adapt.)

Supõe-se que em uma pesquisa envolvendo 660 pessoas, cujo objetivo era verificar o que elas estão lendo, obtiveram-se os seguintes resultados: 100 pessoas lêem somente revistas, 300 pessoas lêem somente livros e 150 pessoas lêem somente jornais.

Supõe-se ainda que, dessas 660 pessoas, 80 lêem livros e revistas, 50 lêem jornais e revistas, 60 lêem livros e jornais e 40 lêem revistas, jornais e livros.

Em relação ao resultado dessa pesquisa, são feitas as seguintes afirmações:

I - Apenas 40 pessoas lêem pelo menos um dos três meios de comunicação citados.

II - Quarenta pessoas lêem somente revistas e livros, e não lêem jornais.

III - Apenas 440 pessoas lêem revistas ou livros.

Assinale a alternativa correta.


Questão 7:

No esquema abaixo, as setas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 indicam as estruturas de uma célula eucarionte.

Com base no esquema, analise as afirmativas.

I - O complexo golgiense, indicado pelo número 4, recebe vesículas cheias de proteínas do retículo endoplasmático liso.

II - O número 6 indica os polirribossomos, que são grupos de ribossomos unidos por uma molécula de RNA mensageiro.

III - O retículo endoplasmático liso, indicado pelo número 1, é responsável pela síntese de proteínas.

IV - O número 5 indica a mitocôndria, que tem como função a respiração celular.

V - O número 3 indica a membrana plasmática, que é composta por vários fosfolipídios que se organizam em uma dupla camada constituída pelas proteínas mergulhadas (proteínas integrais) e pelas proteínas aderidas (proteínas periféricas) nessas camadas.

Assinale a alternativa correta.


Questão 8:

Com relação aos ciclos biogeoquímicos, analise as seguintes afirmativas:

I - No ciclo do carbono: as cadeias de carbono formam as moléculas orgânicas através dos seres autotróficos por meio da fotossíntese, na qual o gás carbônico é absorvido, fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. O carbono volta ao ambiente através do gás carbônico por meio da respiração.

II - No ciclo do oxigênio: o gás oxigênio é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela respiração e consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese.

III - No ciclo da água: a energia solar possui um papel importante, pois ela permite que a água em estado líquido sofra evaporação. O vapor de água, nas camadas mais altas e frias, condensa-se e forma nuvens que, posteriormente, precipitam-se na forma de chuva, e a água dessa chuva retorna ao solo formando rios, lagos, oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lençóis freáticos.

IV - No ciclo do nitrogênio: uma das etapas é a de fixação do nitrogênio, na qual algumas bactérias utilizam o nitrogênio atmosférico e fazem-no reagir com oxigênio para produzir nitrito, que será transformado em amônia no processo de nitrificação.

Assinale a alternativa correta.


Questão 9:

Assinale a alternativa correta que contém, respectivamente, os agentes transmissores causadores das seguintes doenças: rubéola, toxoplasmose, leptospirose, elefantíase e botulismo.


Questão 10:

No esquema abaixo, as setas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 indicam as estruturas da unidade fisiológica do sistema excretor de um mamífero.

Com base no esquema acima, assinale a alternativa correta:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 7