Questões da prova UDESC 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

A União Européia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Européia.

I - Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.

II - Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.

III - Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.

IV - Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.

V - Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.

VI - Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

Assinale a alternativa correta.


Questão 62:

Os oceanos estão em constante movimento, e as correntes marinhas causam grande impacto no clima do planeta, pois transportam águas quentes e frias por todas as partes do globo. Sobre mares e oceanos, é correto afirmar:


Questão 63:

A Revolução Sandinista em 1979 depôs o ditador Anastácio Somoza, que controlava o país há cerca de 40 anos. Essa revolução foi um dos episódios que marcou a instabilidade política dos países da América Central no processo de descolonização, facilitando a implantação de sangrentas ditaduras na região durante todo o século XX. O país onde ocorreu a Revolução Sandinista foi:


Questão 64:

Uma vez que a literatura é o reflexo de um momento histórico, e que nela podem estar revelados os principais acontecimentos econômicos, políticos e sociais de cada estilo de época, relacione cada Escola Literária brasileira ao seu devido contexto social.

(1) Barroco
(2) Romantismo
(3) Realismo
(4) Simbolismo
(5) Modernismo
(   ) A urbanização da cidade do Rio de Janeiro, agora transformada em Corte, cria uma sociedade consumidora representada pela aristocracia rural, pelos profissionais liberais e jovens estudantes, todos em busca de entretenimento; o espírito nacionalista passa a exigir uma cor local para a literatura, na valorização do índio e das terras brasileiras.

(   ) No Brasil, havia a presença cada vez mais forte dos comerciantes, com as transformações ocorridas no Nordeste em conseqüência das invasões holandesas e, finalmente, com o apogeu e a decadência da cana-de açúcar. Na literatura, o homem de tal época vivia em estado de tensão e desequilíbrio, em um conflito entre o terreno e o celestial.

(   ) Os grandes proprietários rurais de São Paulo e Minas Gerais eram beneficiados pela política do café com-leite. Ao mesmo tempo em que os artistas pretendiam colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, havia a tomada da consciência da realidade brasileira, que resultou em uma grande exposição artística.

(   ) Transição para o século XX e definição de um mundo novo. As correntes materialistas e racionalistas não mais respondem às exigências de uma nova realidade: as tendências espirituais renascem, o subconsciente e o inconsciente são valorizados.

(   ) O positivismo, o evolucionismo e, principalmente, a filosofia alemã inspiraram a literatura brasileira, que vivia um momento histórico conturbado em decorrência do abolicionismo, do ideal republicano e da crise da Monarquia.

[Adaptações de NICOLA, José de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.]

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo:


Questão 65:

O uso das vírgulas em cada proposição é justificado pela explicação entre parênteses. Assinale a alternativa cuja explicação não esteja coerente com o uso da vírgula.


Questão 66:

Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo lhe está no lugar do pronome oblíquo o ou a, em desacordo com as orientações da norma culta.


Questão 67:

Assinale a alternativa correta em relação ao acento grave indicativo de crase estabelecido pela norma culta da língua.


Questão 68:

Analise as afirmativas quanto às recomendações da norma culta sobre acentuação gráfica.

I - Tanto imaginou o que se iria passar, que chegou a crê-lo e a vê-lo.

II - Logo depois, seguiu na direção do Largo da Carioca, para entrar num tílburi.

III - A idéia de estarem descobertos parecía-lhe cada vez mais verossimil.

IV - Camilo, em si, reconhecia que podia serví-la por toda uma eternidade.

V - A mesma suspensão das suas visitas apenas com o pretexto futil, trouxe-lhe magoas.

Assinale a alternativa correta.


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7]