Questões da prova UDESC 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Em 1908, Ernest Rutherford recebeu o Prêmio Nobel de Química pelo seu trabalho para determinar a massa e a carga elétrica das partículas alfa, beta e gama, que são emitidas pelos núcleos dos átomos de certos elementos radioativos.

Analise as afirmativas abaixo, considerando que e e me sejam, respectivamente, a carga e a massa de repouso do elétron.

I - A partícula alfa tem carga elétrica +4e, e sua massa de repouso é aproximadamente 7340me.

II - A partícula beta pode ter carga elétrica +e ou e, e sua massa de repouso é igual à do próton, ou seja, aproximadamente 1840me.

III - A partícula gama é um fóton de radiação eletromagnética, não possui carga elétrica e sua massa é nula.

Assinale a alternativa correta.


Questão 42:

Determine o calor de combustão (ΔHo) para o metanol (CH3OH) quando ele é queimado, sabendo-se que ele libera dióxido de carbono e vapor de água, conforme reação descrita abaixo.


Questão 43:

Os atributos químicos são índices importantes que caracterizam a qualidade da água. Os principais são: a medida de compostos iônicos, a medida da avaliação da produtividade de nutrientes e os conteúdos orgânicos. Assinale a alternativa correta em relação aos compostos iônicos.


Questão 44:

Analise as afirmativas em relação aos compostos abaixo. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(   ) O composto (B) é um hidrocarboneto cíclico, também conhecido como cicloparafina.

(   ) O composto (B) é um hidrocarboneto aromático.

(   ) O composto (A) apresenta aromaticidade.

(   ) O composto (A) não é um hidrocarboneto, é conhecido como cicloparafina.

(   ) O composto (B) é conhecido como anel aromático.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo


Questão 45:

O ácido sulfúrico, um componente muito utilizado na indústria química, é fabricado em grandes quantidades. Ele é empregado na produção de fertilizantes, explosivos, corantes dentre outros materiais. É comum avaliar o desenvolvimento industrial de um país pelo consumo desse ácido.

Assinale a alternativa que contém o pH de uma solução de ácido sulfúrico 0,005 mol.L -1.


Questão 46:

O carbono é um dos elementos de maior aplicação em nanotecnologia. Em diferentes estruturas moleculares e cristalinas, ele apresenta uma vasta gama de propriedades mecânicas e eletrônicas distintas, dependendo da sua forma alotrópica. Por exemplo, os nanotubos de carbono podem ser ótimos condutores de eletricidade, enquanto o diamante possui condutividade muito baixa. Essas diferenças estão relacionadas com a hibridização do átomo de carbono nos diferentes alótropos. Com relação aos alótropos de carbono, é incorreto afirmar:


Questão 47:

"Chuva ácida" é um termo que se refere à precipitação, a partir da atmosfera, de chuva com quantidades de ácidos nítrico e sulfúrico maiores que o normal. Os precursores da chuva ácida vêm tanto de fontes naturais, tais como vulcões e vegetação em decomposição, quanto de processos industriais, principalmente emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio resultantes da queima de combustíveis fósseis. O pH da água da chuva considerado normal é de 5,5 (devido à presença de ácido carbônico proveniente da solubilização de dióxido de carbono). Um químico monitorando uma região altamente industrializada observou que o pH da água da chuva era igual a 4,5.

Considerando que a acidez está relacionada com a concentração de H3O+, é correto afirmar que a água com pH 4,5 era:


Questão 48:

O poli(tereftalato de etileno), PET, é um termoplástico muito utilizado em garrafas de refrigerantes. Esse composto pode ser obtido pela reação química representada pela equação:

Em relação aos compostos A, B e C e ao tipo de reação de polimerização, pode-se afirmar que o composto C é:


Questão 49:

Um químico encontrou duas substâncias sólidas desconhecidas, A e B, e fez as seguintes observações:

I - A substância A é solúvel em água e insolúvel em hexano, enquanto a substância B é insolúvel em água e em hexano.

II - A substância A não conduz corrente elétrica no estado sólido, mas apresenta alta condutividade elétrica quando em solução aquosa ou no estado fundido, enquanto a substância B não conduz eletricidade e não se funde quando aquecida até 1000 ºC.

III - A substância B apresenta elevada dureza.

Considerando essas características, pode-se dizer que as substâncias A e B são, respectivamente, um(a):


Questão 50:

Os elementos X e Y apresentam as seguintes configurações eletrônicas 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p3 e 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, respectivamente. O período e a família em que se encontram estes elementos são:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7