Questões da prova UFPB 2008

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2008. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

Com relação aos processos pelos quais as substâncias atravessam as membranas biológicas, pode-se afirmar:

I.   A solução que apresenta maior concentração de soluto, na osmose, é chamada hipotônica.

II.   A bomba de sódio-potássio trabalha contra o gradiente de concentração dos referidos íons.

III.   A difusão é um mecanismo altamente eficiente de distribuição de pequenas moléculas e íons a curta distância, por não haver gasto aparente de energia nesse processo.

Está(ão) correta(s):


Questão 22:

O tecido muscular é caracterizado por apresentar células altamente contráteis. Nos vertebrados, há três tipos de tecido muscular: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso. Embora, basicamente, todos apresentem o mesmo mecanismo contrátil, existem diferenças importantes que os adaptam às suas funções particulares. Sobre esses três tipos de tecido muscular, são feitas as seguintes afirmativas:

I.   As células do tecido muscular estriado cardíaco apresentam ramificações e estão unidas entre si por estruturas típicas e especializadas da membrana citoplasmática: os discos intercalares.

II.   As células do tecido muscular liso, típicas dos órgãos viscerais, são geralmente uninucleadas e fusiformes. Pela ausência dos filamentos de actina e miosina em seu citoplasma, não apresentam as estriações características das células musculares estriadas cardíacas e estriadas esqueléticas.

III.   As células do tecido muscular estriado esquelético, também denominadas fibras musculares, caracterizam-se por serem alongadas e possuírem muitos núcleos, uma vez que derivam da fusão de diversas células durante a fase embrionária.

Está(ão) correta(s):


Questão 23:

Considerando os processos de proliferação, divisão e diferenciação celular ocorridos durante a espermatogênese, é correto afirmar que o número cromossômico é


Questão 24:

No processo de espermatogênese, cada espermátide passa por intensa diferenciação e origina o espermatozóide. Sobre as estruturas desse tipo celular, pode-se afirmar:

I.   O acrossomo formou-se a partir da fusão de cisternas repletas de enzimas digestivas, pertencentes ao complexo golgiense das espermátides.

II.   O núcleo e as mitocôndrias são transmitidos ao zigoto, durante o processo de fecundação.

III.   O flagelo tem a mesma organização interna dos cílios e é responsável pela locomoção dos espermatozóides.

Está(ão) correta(s):


Questão 25:

Um estudante observou uma lâmina contendo células de moscas de fruta (drosófilas), cujo número diplóide de cromossomos é 2n=8. Sobre quatro dessas células, A, B, C e D, em processo de divisão celular, esse estudante fez as seguintes observações:

  • A célula A apresenta quiasmas ao longo dos cromossomos pareados.
  • A célula B apresenta quatro bivalentes (tétrades).
  • A célula C apresenta quatro cromossomos dispostos individualmente na placa equatorial (metafásica).
  • A célula D apresenta quatro pares de cromossomos unidos entre si, dispostos na placa equatorial (metafásica).

De acordo com as observações feitas pelo estudante, é correto afirmar que a(s) célula(s)


Questão 26:

(Adaptado) O Brasil é comumente considerado, em sua es­pacialidade, uma nação marcada por grandes dis­paridades sociais e econômicas entre suas regiões. “Essas disparidades sociais e regionais em geral agravaram-se com o tipo de modernização ocor­rido no país desde meados do século XX, com um crescimento industrial paralelo à maior concen­tração das riquezas e à integração nacional, e a for­mação de um espaço geográfico unificado.” (VESENTINI, José William. Geografia – série Brasil, 2005, p. 284).

Nesse sentido, o espaço regional brasileiro caracteriza-se, conforme o mapa a seguir.

(Adaptado de: Atlas Geográfico Escolar. IBGE, 2004, p. 160).

A partir do texto e do mapa, identifique a(s) afir­mativa(s) verdadeira(s):


Questão 27:

(Adaptado) A consolidação do MERCOSUL seguiu a ten­dência mundial de integração das nações com a criação dos blocos econômicos regionais. Ar­gentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram, em 1991, o tratado de Assunção, que constituiu o MERCOSUL. Nesse mesmo ano, instalou-se uma zona de livre-comércio, isto é, grande parcela das mercadorias produzidas nesses quatro países podia ser comercializada internamente, sem a cobrança de tarifas de importação. Com base nesse enunciado, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):


Questão 28:

A organização do território de um espaço nacional, assim como as relações de produção, refletem a natureza do sistema social e político, que comanda as relações de produção desse território. Nesse sentido, é correto afirmar:


Questão 29:

Na organização do território paraibano, a partir da distribuição populacional, especificamente nas re­giões localizadas entre o Litoral e o Sertão (o Agreste e o Brejo), observa-se o predomínio de uma intensa densidade demográfica correspon­dente a 100 e a 300 hab/km2 respectivamente. Nesse contexto, sobre o Agreste e o Brejo parai­bano, pode-se afirmar:

I.   A origem da ocupação territorial está fundamentada na divisão da propriedade privada da terra em minifúndios, onde impera a agricultura familiar responsável por um índice significativo de emprego no campo.

II.   O avanço do capital na pecuária passa a ditar uma nova organização territorial: as áreas de lavouras passam a ser plantadas com palma ou capim para alimentar o gado, o que prejudica o trabalhador rural, que fica sem terra e torna-se migrante.

III.   A distribuição territorial da população mantém-se alta em função dos projetos agropecuários implantados pelo poder público e destinados exclusivamente à expansão pastoril em minifúndios, visando fazer cumprir a função social da terra.

Está(ão) correta(s) apenas:


Questão 30:

Sobre o desenvolvimento sustentável, discutido atualmente em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode-se afirmar:

I.   É fruto da Terceira Revolução Industrial e tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis, na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico.

II.   Estabeleceu-se a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de pro­dução industrial, com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e conse­qüente emissão de gases.

III.   Resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.

Está(ão) correta(s) apenas:


Páginas: 1 2 [3] 4 5 6