Questões da prova UFPB 2008

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2008. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

As equações, abaixo, representam, respectiva­mente, os processos de fotossíntese e respiração.

Com relação a esses processos, identifique  a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):


Questão 52:

A figura, abaixo, ilustra a evolução das plantas atuais.

(Adaptada de: PURVES, K. W.; SADAVA, D.; ORIANS, G. H.; HELLER, H. C. Vida: a ciência da biologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 508.).

Sobre os diversos grupos vegetais pertencentes às Traqueófitas (plantas vasculares), identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s).


Questão 53:

Observe a figura.

(ALMEIDA, Lúcia Marina de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Ática, 2004, p. 228).

Sobre os movimentos migratórios da globalização, pode-se afirmar:

I.  O processo migratório provocado pela globalização é uma contradição do capitalismo, visto que, por um lado, houve um acentuado crescimento industrial nos países em desenvolvimento; e, por outro, uma relativa redução da oferta de emprego.

II.  Os imigrantes são indispensáveis para o desenvolvimento da economia de alguns países europeus. Isso justifica a posição da União Européia ao defender o ingresso e a legalização de imigrantes, mesmo que essa posição vá de encontro à opinião pública.

III. Muitos trabalhadores que perderam seus empregos, nos países desenvolvidos, não conseguem nova colocação com as vantagens anteriores. Isso tem provocado a redução da oferta de empregos para os imigrantes.

IV.  A perda de postos de trabalho, provocada pelo progresso tecnológico nos países em desenvolvimento, poderá provocar o aumento da pressão por mais emprego nos países desenvolvidos.

Está(ão) correta(s) apenas:


Questão 54:

(Adaptado) A figura representa a pobreza e a exclusão social na cidade de Daca, Bangladesh. Sobre as desigualdades sociais no mundo, identifique  a(s) afirmativa(s) verdadeira(s).

(COELHO, Marcos Amorim Coelho; TERRA, Lygia. Geografia geral: o espaço natural e socioecômico. São Paulo: Moderna, 2001, p. 216).


Questão 55:

A maneira como a humanidade enxerga-se e relaciona-se com a natureza é fruto do momento histórico em que vive. Pode-se compreender, portanto, que, em diferentes tempos e espaços, são configuradas inúmeras formas de se perceber a natureza e de com ela se relacionar. Os movimentos ecológicos dos países industrializados ocidentais passaram por diversas fases desde que se iniciaram. Nesse sentido, em relação às fases por que passaram os movimentos ecológicos, é correto afirmar:


Questão 56:

A existência do Muro de Berlim era uma das marcas da velha ordem bipolar, separando a Alemanha em dois regimes políticos e econômicos: um capitalista e outro socialista. Essa forma de produção do espaço afastou as pessoas de mesma origem, história, credo e cultura. O poder estava configurado na capacidade militar das superpotências mundiais. Com a queda do Muro, em novembro de 1989, um dos assuntos mais discutidos, na imprensa e nos círculos acadêmico e escolar, era a emergência de uma nova ordem mundial com integração globalizada (Adaptado de: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998, p. 59).

Nesse sentido, identifique as características relativas à nova ordem mundial:


Questão 57:

Superada a indeterminação provocada pela Segunda Guerra Mundial, a economia do mundo voltou a crescer em ritmo mais acelerado. Nesse cenário de prosperidade, as empresas dos países industrializados passaram a exercer maior relação de poder sobre as dos países não-industrializados. A partir das informações apresentadas, identifique as proposições verdadeiras relativas às empresas multinacionais:


Questão 58:

A rápida expansão econômico-industrial de Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong e Taiwan valeu a esses países o título de Tigres Asiáticos. O início da transformação radical dessas economias ocorreu, a partir da instalação de filiais de indústrias norte-americanas e, principalmente, japonesas, que tiveram vantagens na nova localização. Entende-se, portanto, que a indústria é um fator determinante na organização do espaço geográfico.

Nesse sentido, identifique as proposições verdadeiras relativas às vantagens para a localização de indústrias na região:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6]