Questões da prova UFPB 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Leia:

“O mesmo Senhor o disse: [...] Eu não vim a ser servido, senão a servir. E todos estes que me seguem e me assistem, todos estes que eu vim buscar, e me buscam, eu sou o que os sirvo a eles, e não eles a mim.”.

Quanto ao emprego das formas pronominais que e me, destacadas no fragmento, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

(   )   O pronome que pode ser substituído pela forma “os quais”, sem alterar o sentido do fragmento.

(   )   O pronome me, nas três ocorrências, refere-se ao termo Eu.

(   )   O pronome me, na primeira ocorrência, refere-se à expressão todos estes.

(   )   O pronome que estabelece a coesão textual, retomando a expressão todos estes.

A seqüência correta é:


Questão 2:

Visando combater a fome no mundo, as sociedades humanas desenvolveram a capacidade de produzir mais alimentos, surgindo, assim, as indústrias de fertilizantes, adubos artificiais, herbicidas e pesticidas, os dois últimos conhecidos por agrotóxicos. Sobre as empresas agrícolas que utilizam agrotóxicos para aumentar a produtividade, é correto afirmar:


Questão 3:

As curvas de nível são projeções altimétricas que permitem a leitura e percepção do relevo que se quer estudar. Nesse sentido, considere a carta de curvas de nível representada a seguir e observe o quadro do pintor Volpi.

Em uma situação hipotética, para pintar esse quadro, Volpi deveria estar posicionado a uma determinada altitude para conseguir representar o mar. Com base na carta e no quadro, é correto afirmar que ele, supostamente, se posicionaria no


Questão 4:

Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização. Sobre as referidas latitude e longitude, é correto afirmar:


Questão 5:

O Brasil, por suas dimensões continentais, possui uma diversidade de domínios naturais. Dentre os principais, destaca-se o domínio Amazônico. Nesse sentido, é correto afirmar que são características físico-ambientais e econômicas do domínio Amazônico:


Questão 6:

Atualmente, a procura de novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas sérios: a futura escassez de fontes não-renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes, sobretudo pelos combustíveis fósseis. Nesse contexto, são alternativas de recursos energéticos renováveis:


Questão 7:

A Revolução Industrial transformou a vida da população mundial, que passou a se deslocar para as cidades em busca de trabalho nas indústrias. Sobre a urbanização da população mundial, identifique as afirmativas corretas:


Questão 8:

(Adaptado) Leia o texto abaixo:

[...] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades, a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.” MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.

As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale as alternativas verdadeiras.


Questão 9:

A periodização é uma operação intelectual obrigatória no ofício dos historiadores, pois eles trabalham com as experiências humanas (individuais e coletivas) no tempo.

Sobre esse tema, leia o texto abaixo e preencha corretamente as lacunas:

A periodização é um recurso ________ utilizado pela História-conhecimento e que serve, entre outros elementos, para construir a narrativa historiográfica, agrupando os acontecimentos históricos em épocas, idades, períodos. Não há um critério _______ para estabelecer os recortes temporais, mas a hegemonia econômica, política e cultural da Europa Ocidental fez com que a periodização mais usual em circulação fosse aquela balizada pelo nascimento de Cristo. No entanto, atualmente, o ________ é criticado porque ignorou as trajetórias históricas de outras culturas.

As lacunas são preenchidas, respectivamente, por:


Questão 10:

Os arqueólogos dividem a Pré-História humana em vários períodos, de acordo com as características tecnológicas e com as formas de exploração da natureza. Com relação a um desses períodos, o Paleolítico, é correto afirmar:


Páginas: [1] 2 3 4 5 6