Questões da prova UFPB 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Em uma experiência envolvendo gases, quatro mols de um gás diatômico são aquecidos à pressão constante, a partir de uma temperatura , fazendo com que o seu volume quadruplique. Sabendo-se que o calor molar à pressão constante do gás é (7R)/2, é correto afirmar que a energia transmitida para esse gás, em forma de calor, é:


Questão 42:

Em um laboratório de óptica, um estudante faz incidir, sobre uma placa retangular de vidro de espessura d, um raio de luz monocromático. Sabendo que essa placa encontra-se em uma câmera de vácuo e que o ângulo formado entre o raio de luz e a normal à placa é de 300, identifique as afirmativas corretas:


Questão 43:

Em uma feira de Ciências de sua escola, um estudante entra em um compartimento fechado que simula um submarino. Utilizando o periscópio desse “submarino”, ele observa uma colega de sua classe que está fora do compartimento. Esse periscópio compreende dois espelhos planos paralelos separados por uma distância h, inclinados 450 em relação ao eixo do tubo opaco com aberturas nas extremidades (ver figura abaixo).

Considerando que a colega está a uma distância x do espelho superior, analise as afirmativas abaixo, identificando as corretas:


Questão 44:

(Adaptado)

3CH3CH2OH + 2K2Cr2O7 + 8H2SO4 →  3CH3COOH + 2Cr2(SO4)3 + 2K2SO4 + 11H2O

Na reação acima, as substâncias oxidante e redutora são respectivamente:


Questão 45:

A respeito da nomenclatura e fórmula molecular dos compostos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1. Metanol (   ) HCHO
2. Etanol (   ) CH3CHO
3. Propan-1-ol (   ) C3H7OH
4. Etanal (   ) CH3COOH
5. Ácido Etanóico (   ) CH3OH
6. Metanal

A sequência correta é:


Questão 46:

A combinação de bebidas alcoólicas e drogas traz conseqüências desastrosas ao usuário. Por exemplo, a associação de álcool e ecstasy (estrutura abaixo) provoca desorientação e pode causar alucinações.

Em relação à molécula do ecstasy, identifique as afirmativas corretas:


Questão 47:

Considerando-se as características gerais dos animais vertebrados, é correto afirmar:


Questão 48:

(Adaptado) O grande grupo das algas, aqui empregado como uma designação coletiva e não‑taxonômica, possui inúmeros representantes com grande importância ecológica e econômica. Dentre esses representantes estão os pertencentes aos grupos das algas pardas (Phaeophyta), das algas vermelhas (Rhodophyta) e das algas verdes (Chlorophyta). Com relação a esses grupos, assinale a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):


Questão 49:

(Adaptado) A figura abaixo representa o experimento desenvolvido pelo cientista italiano Marcello Malpighi, para verificar a translocação dos solutos orgânicos no caule de plantas vasculares.

Adaptada de: Purves, W.K.; Sadava, D.; Orians, G.H. & Heller, H.G. Vida: a ciência da Biologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 629.

Com base na figura e nos processos de condução através dos tecidos vasculares, assinale a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):


Questão 50:

A figura abaixo ilustra uma das inúmeras relações entre plantas e animais. Durante o processo evolutivo dos dois grupos, essa interação tem sido muito importante, em especial, para a reprodução das angiospermas.

Foto: John Severns = Severnjc (Photo by John Severns.) [Public domain], via Wikimedia Commons (http://commons.wikimedia.org/wiki/File:European_honey_bee_extracts_nectar.jpg)

Foto: John Severns = Severnjc (Photo by John Severns.) [Public domain], via Wikimedia Commons (http://commons.wikimedia.org/wiki/File:European_honey_bee_extracts_nectar.jpg)

Com relação aos dois grupos, é correto afirmar:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6