Questões da prova UFPB 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPB 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

O ozônio, O3, é uma substância que pode ser benéfica ou prejudicial ao meio ambiente. Por exemplo, na estratosfera, a camada de ozônio atua como filtro de radiação ultravioleta, enquanto, na troposfera (próximo à superfície da terra), essa substância é um poluente perigoso. Sobre o ozônio, identifique as afirmativas corretas:


Questão 22:

A descoberta dos microscópios de luz (óptico) e eletrônico permitiu muitos avanços nas diversas áreas da Biologia. Um microscópio de luz pode apresentar um poder de resolução 1200 vezes maior que o do olho humano e o eletrônico, 250 mil vezes. Utilizando-se um microscópio de luz, é correto afirmar que é possível observar os seguintes níveis de organização da vida:


Questão 23:

Em uma aula prática de histologia animal, o professor entregou aos seus alunos quatro lâminas histológicas com material preparado a partir dos seguintes tecidos animais:

  • Lâmina 1: Secção de tecido de cérebro humano.
  • Lâmina 2: Secção de tecido muscular de perna de boi.
  • Lâmina 3: Secção de tecido cartilaginoso de tubarão.
  • Lâmina 4: Secção de tecido de pele humana.

Após observarem ao microscópio de luz, os alunos identificaram nas lâminas 1, 2, 3 e 4, respectivamente, os seguintes tipos celulares:


Questão 24:

Após a fecundação, a célula-ovo inicia o processo de divisões celulares sucessivas, originando várias células iguais, que, pelo processo de diferenciação celular, irão originar os diversos tecidos do futuro organismo. Esse processo é denominado de totipotência, principal característica das células-tronco embrionárias. Considere que um grupo de pesquisadores desenvolve estudos com células-tronco não-embrionárias e necessita utilizar células com potencial de originar diferentes tipos celulares. Para o sucesso dessa pesquisa, dentre os tipos celulares citados abaixo, o mais recomendado é o de:


Questão 25:

Graças ao desenvolvimento da Biologia Molecular, sabe-se que, no interior das mitocôndrias, existem moléculas de ácido desoxirribonucléico (DNA), com alguns genes relacionados à síntese de proteínas envolvidas nas etapas da respiração celular.

Mutações ocorridas nos genes mitocondriais estão associadas ao aparecimento de doenças humanas, como o mal de Alzheimer, diabetes melito e muitas outras enfermidades.

Nesses casos, essas doenças são transmitidas apenas pelas mães aos seus descendentes porque:


Questão 26:

No zigoto de um anfioxo, após a primeira divisão mitótica, tem início o desenvolvimento embrionário, que pode ser dividido em três etapas principais: segmentação, gastrulação e organogênese. Acerca dessas etapas do desenvolvimento, identifique as afirmativas corretas:


Questão 27:

A figura, a seguir, representa uma célula eucariótica com detalhe para o núcleo e seus constituintes.

De acordo com as funções desempenhadas pelos constituintes indicados na figura, identifique as afirmativas corretas:


Questão 28:

A figura abaixo representa uma célula, durante o período G1 do ciclo celular, com número diplóide de cromossomos igual a quatro (2n=4).

A seguir estão esquematizadas três anáfases possíveis, em A, B e C, caso essa célula se divida por meiose ou mitose.

De acordo com os esquemas, identifique as afirmativas corretas:


Questão 29:

O MERCOSUL e outros blocos econômico-comerciais, como o PACTO ANDINO, o MERCADO COMUM CENTRO-AMERICANO, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), constituem tentativas de integração de alguns países latino-americanos para promover os seus interesses diante do comércio internacional.

Considerando as relações entre o MERCOSUL e outros blocos econômicos, é correto afirmar:


Questão 30:

O Brasil é, atualmente, uma potência econômica re­gional que segue o mesmo padrão de desenvol­vimento dos países ricos, fundamentado na produ­ção e no consumo de bens duráveis e não-duráveis. De acordo com o exposto, identifique a afirmativa que apresenta uma contraposição ao modelo de desenvolvimento neoliberal:


Páginas: 1 2 [3] 4 5 6