Questões da prova UFSC 2010

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2010. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 1:

Quando o alemão Fritz Müller chegou ao interior de Santa Catarina, em 1852, era como se pousasse em outro planeta. Um planeta onde ele realizou estudos minuciosos, que lhe renderam fama internacional e o apelido de “príncipe dos exploradores” – cortesia de seu ídolo e fã, Charles Darwin.

O fascínio pela fauna e flora abaixo do Equador foi o que atraiu o médico e filósofo de 31 anos ao vale do Itajaí, um deserto verde onde dois anos antes Hermann Blumenau havia criado uma colônia alemã batizada com seu sobrenome.

A partir da leitura do texto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Questão 2:

Em 2009 comemora-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies, obra que coroou um extenso trabalho de Darwin e foi um marco no estudo da Biologia.

Sobre evolução, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 3:

Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 4:

A figura abaixo representa, ao centro, o esquema de uma estrutura vegetal chamada estômato.

A respeito da estrutura acima e de seu papel fisiológico, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 5:

Seu José da Silva, um pequeno criador de porcos do Oeste do Estado de Santa Catarina, desejando melhorar a qualidade de sua criação, comprou um porco de raça diferente daquela que ele criava. Preocupado com as consequências de criar este animal junto com os outros porcos, ele discute com seu um vizinho sobre o assunto.

Parte de seu diálogo é transcrito abaixo:

Sr. José – O porco que comprei e apelidei de Napoleão é maior, mais forte e possui peso acima da média da raça que crio. Além disso, possui manchas marrons pelo corpo todo. Gostaria que boa parte de minha criação tivesse estas características.

Vizinho – Seu José, isto vai ser muito difícil de conseguir; melhor o senhor comprar outros porcos com esse “jeitão”.

Com base nos conhecimentos de genética, assinale a(s) proposição(ões) correta(s) sobre o assunto.


Questão 6:

O uso doméstico dos recursos hídricos tem preocupado as autoridades ambientais de todo o mundo, tanto no que diz respeito ao desperdício de água quanto à sua conservação.

Um estudo publicado recentemente na Revista Biotemas (www.biotemas.ufsc.br) dá conta de que é possível criar peixes (tilápias) em lagoas de estabilização de efluentes domésticos tratados. Segundo o artigo: “O sistema de criação de peixes melhorou a qualidade do efluente gerado, reduzindo as concentrações de nitrogênio orgânico total e diminuindo os sólidos suspensos. As análises de coliformes fecais, Salmonella sp. e Staphylococcus aureus dos efluentes e da carne dos peixes produzidos ficaram dentro dos padrões exigidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde)”.

A respeito do assunto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 7:

A jovem mãe suspendeu o filho à teta; mas a boca infantil não emudeceu. O leite escasso não apojava o peito.

O sangue da infeliz diluía-se todo nas lágrimas incessantes que não estancavam dos olhos; pouco chegava aos seios, onde se forma o primeiro licor da vida. (Alencar, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 1992. p. 77.)

Após ler o excerto acima, analise e assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Questão 8:

Enzimas convertem sangue de todos os tipos em sangue “O”.

Um método capaz de transformar em “O” sangue dos tipos A, B e AB foi criado por uma equipe internacional de pesquisadores. A técnica pode pôr fim aos problemas de suprimento nos bancos de sangue, onde falta frequentemente o tipo O negativo o mais procurado, pois pode ser recebido por qualquer paciente. A compatibilidade é fundamental para a transfusão, pois esses antígenos podem reagir com anticorpos presentes no plasma e levar à morte em alguns casos. A equipe de Qiyong Liu, da empresa ZymeQuest (EUA), obteve enzimas capazes de remover da superfície dos glóbulos vermelhos as moléculas responsáveis pela reação imune. As enzimas foram desenvolvidas em laboratório a partir de proteínas produzidas por bactérias.

Disponível em: <http://www.cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/68658> Acesso em:  16. set. 2009. (Adaptado)

Sobre esse assunto, é correto afirmar que:


Questão 9:

A figura abaixo representa uma das hipóteses para explicar a filogenia animal.

Disponível em: http://www.biosonialopes.editorasaraiva.com.br/sonialopes/site/apoioaoprofessor/aulasempowerpoint.cfm . Acesso em: 14 set. 2009. (Adaptado)

Após analisar o gráfico, assinale a(s) proposição(ões) correta(s) quanto à evolução dos animais.


Questão 10:

Para o alto e avante! Mecanismo único permite que um inseto salte mais de cem vezes sua própria altura.

Um inseto de apenas seis milímetros de comprimento é capaz de pular proporcionalmente mais alto que qualquer outro animal na natureza. O salto da cigarra da espuma (Philaenus spumarius) pode chegar a 70 centímetros – mais de 100 vezes sua própria altura. Isso seria o equivalente a um homem que saltasse uma altura de 200 metros, ou um prédio de cerca de 70 andares. A execução dos enormes saltos da cigarra da espuma requer uma grande quantidade de energia, que não pode ser obtida pela contração direta dos músculos em um curto espaço de tempo. A força muscular do inseto é gerada lentamente antes do pulo e é estocada. Assim que os músculos da cigarra geram força suficiente para o salto, ela ‘solta’ suas pernas, que disparam como um gatilho e a projetam no ar.

Disponível em:  <http://www.cienciahoje.uol.com.br/3819> Acesso em: 15 set. 2009. (Adaptado)

Sobre o assunto do texto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).


Páginas: [1] 2 3 4