Questões da prova UFSC 2016

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2016. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

Organizações internacionais são entidades criadas pelas nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, trabalho etc. Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:


Questão 12:

Observe as figuras abaixo.

Figura 1 – Localização do Terremoto no Nepal e na Índia

O terremoto ocorrido no Nepal neste sábado, 25 de abril de 2015, vem se mostrando particularmente mortal, com mais de mil vítimas registradas até o momento, mas o país está acostumado a este tipo de evento. Na região do Himalaia, já foram registrados outros terremotos significativos como este mais recente, de magnitude 7,8. [...] Isso ocorre porque o Nepal situa-se numa das regiões de maior atividade sísmica do mundo. Basta olhar para os Himalaias para entender o que isso significa.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/por-que-o-nepal-e-tao-vulneravel-a-terremotos.html>. [Adaptado]. Acesso em: 25 abr. 2015.

Figura 2 – Placas tectônicas

Disponível em: <http://ufrr.br/lapa/index.php?option=com_content&view=article&id=%2094>. [Adaptado]. Acesso em: 9 ago. 2015.

Sobre a formação geológica do planeta Terra, é CORRETO afirmar que:


Questão 13:

Santa Catarina tem o julho mais quente dos últimos 54 anos.

Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/07/santa-catarina-tem-o-julho-mais-quente-dos-ultimos-54-anos-4812 232.html>. [Adaptado]. Acesso em: 30 jul. 2015.

Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:


Questão 14:

Sobre o território catarinense, é CORRETO afirmar que:


Questão 15:

A construção de grandes usinas hidrelétricas quase sempre foi tema de debates sobre questões sociais, ambientais e econômicas. A canção Sobradinho, por exemplo, lançada em 1977 pela dupla Sá e Guarabyra, já tratava desta questão. No presente, as obras para a transposição do rio São Francisco estão em fase de testes. Segundo o Ministério da Integração Nacional, os canais que saem do rio somam, juntos, 477 quilômetros. O objetivo é levar água para cerca de 12 milhões de pessoas residentes nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A previsão é atingir mais de 390 municípios no sertão pernambucano, além de 325 comunidades que residem a uma distância de cinco quilômetros da margem dos canais.

Disponível em: <http://www.mi.gov.br/projeto-sao-francisco1>. [Adaptado]. Acesso em: 11 set. 2015.

Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:


Questão 16:

Sobre a geopolítica e o comércio internacional na atualidade, é CORRETO afirmar que:


Questão 17:

Sobre as questões demográficas na atualidade, é CORRETO afirmar que:


Questão 18:

Sobre a questão agrária brasileira, é CORRETO afirmar que:


Questão 19:

As chamadas Unidades de Conservação são fundamentais para a proteção da fauna e da flora no Brasil e para o desenvolvimento sustentável do país. Sobre essa afirmação e a definição legal abaixo, é CORRETO afirmar que:

Unidade de Conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
(Lei Federal n. 9.985, de 18 de julho de 2000)

 


Questão 20:

Sobre os biomas brasileiros, é CORRETO afirmar que:


Páginas: 1 [2] 3 4 5