Questões da prova UFSC 2016

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2016. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Os esquemas abaixo representam os cromossomos de células em diferentes fases da meiose de três indivíduos de uma espécie hipotética 2n = 6.

Com base nos esquemas e nos conhecimentos sobre biologia celular e genética, é CORRETO afirmar que:

 


Questão 42:

Sobre os temas de ecologia relacionados à letra da música “Quede água?”, é CORRETO afirmar que:


Questão 43:

Há registros de declínio expressivo de populações de abelhas melíferas em vários países, inclusive no Brasil. O desaparecimento das fabricantes de mel preocupa não só pela ameaça à existência desse produto, mas também porque as abelhas têm chamado a atenção principalmente pelo importante papel ecológico. Elas são responsáveis por 70% da polinização dos vegetais consumidos no mundo, ao transportar o pólen de uma flor para outra. Entre as prováveis causas para o desaparecimento das abelhas estão os componentes químicos presentes nos defensivos agrícolas, as mudanças climáticas e a infestação por um ácaro que se alimenta da hemolinfa das abelhas.
Na busca por respostas, o Instituto Tecnológico Vale, em Belém (PA), em colaboração com a Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial, na Austrália, desenvolveu microssensores (pequenos quadrados com 2,5 milímetros de cada lado e massa de 5,4 miligramas, indicado pela seta), que são colados no tórax das abelhas da espécie Apis mellifera africanizada para avaliação do seu comportamento sob a influência de pesticidas e de eventos climáticos.


ERENO, Dinorah. Abelhas vigiadas. Pesquisa Fapesp: 221, p. 70-73, jul. 2014. [Adaptado].

Sobre assuntos relacionados ao texto, é CORRETO afirmar que:


Questão 44:

Considere a via bioquímica de produção do pigmento amarelo em abóboras representada abaixo.

Suponha as seguintes frequências alélicas em determinada população em equilíbrio de plantas que produzem abóboras:

  • 50% W e 50% w
  • 40% Y e 60% y

Sobre genética e evolução e com base no que foi apresentado, é CORRETO afirmar que:


Questão 45:

O experimento representado abaixo foi realizado para observar a germinação e o comportamento geotrópico em raízes e caules. Quatro grãos de milho com as pontas voltadas para o centro foram colocados em uma caixa de acrílico sobre algodão umedecido em quantidade suficiente para garantir a fixação das sementes. A caixa foi recoberta com papel alumínio, para evitar a interferência da luz, e mantida na posição vertical por quatro dias. Em seguida, a caixa passou por um giro de 90°, conforme a ilustração abaixo, e foi mantida na posição horizontal por mais quatro dias. O desenvolvimento, a direção e o sentido das raízes e dos caules foram acompanhados durante a realização do experimento.

AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia: Moderna Plus. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009. CD: Guia para o professor. [Adaptado].

Sobre fisiologia vegetal e com base na ilustração, é CORRETO afirmar que:


Questão 46:

A figura abaixo representa a relação entre os períodos de extinção biológica em massa e o número de famílias taxonômicas, com base nos registros fósseis.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 277, v. 2. [Adaptada].

Sobre evolução e com base na figura, é CORRETO afirmar que:


Questão 47:

A figura abaixo apresenta uma suposta conversa entre os personagens do desenho animado Pinky & Cérebro sobre o uso de animais em pesquisas científicas.

Esquema simplificado de cultivo de células-tronco embrionárias e adultas adaptado de OSORIO, Tereza C.; CATANI, André; CARVALHO, Elisa G.; SANTOS, Fernando S. dos; AGUILAR, João B. V.; CAMPOS, Sílvia H. de A. Ser protagonista: Biologia. 2. ed. São Paulo: SM, 2013, p. 221, v. 1.

Com base nos assuntos abordados no diálogo acima e sabendo que as respostas do personagem Cérebro têm fundamentação teórica, é CORRETO afirmar que:


Questão 48:

Abaixo está representada uma célula eucariótica com destaques para os mecanismos de transporte através da membrana plasmática.

Adaptado de AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia em contexto: do universo às células vivas. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013, p. 198 e 201, v. 1; BIZZO, Nélio. Novas bases da Biologia: das moléculas às populações. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011, p. 64, v. 1; JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2012, p. 100; LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 218, v. 1.

Sobre biologia celular, é CORRETO afirmar que:


Questão 49:

Presentes em vários processos industriais de fermentação, os fungos, por meio de um processo químico mediado por suas enzimas, são capazes de produzir, em laboratório, nanopartículas biológicas de prata com potencial antibacteriano para uso, por exemplo, em lençóis, fronhas e aventais usados em hospitais.

ERENO, Dinorah. Prata biológica. Pesquisa Fapesp: 206, p. 66-69, abr. 2013. [Adaptado].

Sobre os fungos, é CORRETO afirmar que:


Questão 50:

O tabagismo é hoje responsável por mais de 50 doenças, causando a morte de 5,4 milhões de pessoas por ano. Na queima de um cigarro, há produção de 4.720 substâncias, das quais 60 apresentam atividade cancerígena e outras são reconhecidamente tóxicas. Além do sistema respiratório, o tabagismo afeta diversos órgãos, como o fígado, causando cirrose hepática ou, ainda, neoplasia.

MIRRA, Antônio P. et al. Tabagismo, parte I. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 56, n. 2, 2010. [Adaptado].

A figura abaixo representa um esquema simplificado do sistema porta hepático e órgãos relacionados.

Sobre a anatomia e a fisiologia do fígado, é CORRETO afirmar que:


Páginas: 1 2 3 4 [5]