Questões da prova UFSC 2018/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2018/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

A figura abaixo representa esquematicamente um sistema bioeletroquímico integrado. Nessa figura, os catalisadores feitos de metais (representados em A e B) promovem a fotólise da água através da energia solar (1ª etapa) e a bactéria geneticamente modificada Ralstonia eutropha (representada em destaque) converte o dióxido de carbono (CO2) e o gás hidrogênio (H2) em isopropanol (2ª etapa), um combustível líquido.

Sobre o sistema bioeletroquímico apresentado na figura e sobre a fotossíntese, que ocorre na natureza, é correto afirmar que:


Questão 32:

Uma espécie de parasita encontrada em cavalos possui 2n=2. Com base nessa informação, é correto afirmar que:


Questão 33:

A micrografia abaixo mostra o corte de uma artéria pulmonar em cujo interior podem ser visualizadas várias hemácias.

Sobre as hemácias e sua localização nas artérias, é correto afirmar que:


Questão 34:

A figura abaixo representa esquematicamente um corte transversal da raiz de uma planta dicotiledônea, na qual se observa também o processo de absorção e o sentido da seiva bruta.

Sobre histologia vegetal, é correto afirmar que:


Questão 35:

A figura abaixo representa três pirâmides ecológicas, sendo duas de um ecossistema florestal (de energia e de biomassa) e uma de um ecossistema marinho (de biomassa). Em ambos os casos, os decompositores foram desconsiderados.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre Ecologia, é correto afirmar que:


Questão 36:

Uma alternativa para o diagnóstico e tratamento do mal de Alzheimer foi descoberta por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em animais de laboratório, a estratégia consistiu em restabelecer a comunicação de sinais nervosos interrompida e, com isso, restaurar a memória. O alvo do estudo não foram os neurônios, mas um outro tipo de célula do sistema nervoso, os astrócitos. Sem eles, as mensagens químicas que permitem ao cérebro comandar o organismo não são enviadas. As ilustrações abaixo demonstram as caraterísticas do estudo.

“O que descobrimos não significa a cura, mas uma estratégia para conter o avanço da doença. Também pode ser um indicador do Alzheimer, quando as perdas de função cognitiva ainda não são evidentes”, destaca a coordenadora do estudo, Flávia Alcântara Gomes, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.

Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/cientistas-da-ufrj-descobrem-um-caminho-para-deter-mal-de-alzheimer-21474904>. [Adaptado]. Acesso em: 21 jan. 2018.

Sobre o tecido nervoso, é correto afirmar que:


Questão 37:

Considere as seguintes afirmativas:

I. A primeira evidência de vida, datada de 3,5 bilhões de anos, vem de estromatólitos (comunidade microbiológica complexa de procariotos) fossilizados.

II. A maioria do oxigênio atmosférico (O2) é de origem biológica, produzido durante a quebra da água na fotossíntese.

III. Segundo a teoria endossimbiótica, as mitocôndrias e os cloroplastos eram procariotos que começaram a viver dentro de células maiores, estabelecendo uma relação mutuamente benéfica.

IV. Os pesquisadores têm sugerido que o ancestral comum dos eucariotos multicelulares viveu há 1,5 bilhão de anos, de acordo com as análises de DNA, já os registros fósseis revelam que os eucariotos multicelulares mais antigos viveram há cerca 1,2 bilhão de anos.

Considerando as informações contidas nas afirmativas e na figura, é correto afirmar que:


Questão 38:

Em um jogo didático entre dois jogadores (X e Y), cada pontuação foi computada de acordo com o agrupamento correto entre um animal (cartão identificado por uma determinada letra) e a sua característica específica (cartão identificado por um determinado número). Abaixo, o resultado dos agrupamentos formados por jogador.

Sobre zoologia e considerando as informações contidas no resultado do jogo, é correto afirmar que:


Questão 39:

Os transplantes são procedimentos cirúrgicos que envolvem o treinamento de equipes clínicas e aspectos de caráter cultural. Em 2017, o Hospital Universitário da UFSC, que realiza transplantes de fígado, recebeu cinco notificações de doação e realizou um único transplante. Apesar de todos os problemas, ao longo dos últimos 18 anos, Santa Catarina tem realizado um grande número de transplantes, como mostram as figuras abaixo.

Sobre os dados apresentados e os transplantes, é correto afirmar que:


Questão 40:

Um professor propôs aos alunos um desafio referente aos conteúdos dos quatro cartazes abaixo:

Foi solicitado que os alunos realizassem os seguintes comandos:

I. Selecionar um cartaz que apresente apenas palavras relacionadas aos tecidos conjuntivos.

II. Selecionar duas palavras de cada cartaz relacionadas aos tecidos conjuntivos.

III. Selecionar uma palavra de cada cartaz relacionada ao mecanismo de defesa.

IV. Selecionar duas palavras relacionadas ao tecido epitelial e duas relacionadas ao tecido muscular.

V. Selecionar quatro palavras que correspondam às células fagocitárias.

Sobre o desafio e os assuntos relacionados, é correto afirmar que:


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8