Questões da prova UFSC 2018/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2018/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Sobre História e saúde, é correto afirmar que:


Questão 42:

Sobre as Constituições brasileiras, é correto afirmar que:


Questão 43:

As revoluções liberais do século XIX

No começo do século XIX, a burguesia europeia adotava uma posição política mais reformista do que revolucionária. A população pobre, por sua vez, ansiava por transformações mais radicais. Para manter sua hegemonia política, a burguesia buscou influenciar os movimentos sociais da época, procurando impor valores liberais, como a igualdade perante a lei, o direto à propriedade e a liberdade individual. Desse modo, as revoluções da primeira metade do século XIX ficaram conhecidas como revoluções liberais, por terem sido conduzidas pela burguesia com base na ideologia liberal.

PELLEGRINI, Marco César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. #Contato História. 2o ano. 1. ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016, p. 221.

A respeito das revoluções liberais e dos cenários político, social e econômico da Europa ao longo do século XIX, é correto afirmar que:


Questão 44:

A sociedade dos fiéis forma um só corpo; mas o Estado tem três corpos: com efeito, os nobres e os servos se regem pelo mesmo estatuto [...] uns são os guerreiros, protetores das Igrejas; são os defensores do povo, tanto dos grandes como dos pequenos.

A outra classe é a dos servos: esta desgraçada raça nada possui senão à custa de sofrimento. Dinheiro, vestuário, alimento, tudo os servos fornecem a toda a gente; nem um só homem livre poderia subsistir sem os servos. [...] O senhor é alimentado pelo servo, ele, que pretende alimentá-lo. [...]

A casa de Deus, que cremos ser una, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham. [...] Os serviços prestados por uma das partes são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se encarrega de aliviar o todo. [...] É assim que a lei tem podido triunfar e que o mundo tem podido gozar de paz.

Bispo Adalbéron de Laon apud LE GOFF, J. A civilização do Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, v.2, 1984, p. 46.

Sobre o contexto ligado à sociedade medieval, é correto afirmar que:


Questão 45:

Sobre o processo de imigração e colonização europeia no sul do Brasil e seu contexto, é correto afirmar que:


Questão 46:

Como resultado do episódio em destaque na capa do jornal O Estado de São Paulo de 1962, conhecido como a Crise dos Mísseis, a conjuntura política e econômica mundial sofreu diversas transformações, especialmente com o fim da URSS em 1991. Sobre esse período histórico, é correto afirmar que:


Questão 47:

Sobre a educação no Brasil ao longo de seu processo histórico, é correto afirmar que:


Questão 48:

Considerando-se a posição longitudinal, o território da Rússia apresenta 11 fusos horários, mas está dividido administrativamente em apenas 9 fusos horários. A maioria das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA de 2018 tem o fuso horário de Moscou (GMT+3). A final do Mundial está prevista para o dia 15 de julho de 2018.

Dados: fuso horário de Paris GMT+1

Sobre orientação, localização e fusos horários da Rússia, é correto afirmar que:


Questão 49:

O aumento da expectativa de vida da população brasileira, acompanhado da queda das taxas de natalidade e mortalidade, vem provocando mudança na pirâmide de idades.

SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010, p. 580.

Sobre a demografia brasileira, é correto afirmar que:


Questão 50:

Sobre o contexto social, econômico e cultural do Brasil, é correto afirmar que:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8