Questões da prova VUNESP 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular VUNESP 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

Observe a figura.

(Amabis e Martho, Biologia dos organismos)

Observando a figura, é possível constatar que existe uma relação entre a sucção do peito materno pelo bebê e a letra A que indica um hormônio. Este seria o hormônio:


Questão 12:

“A hepatite B pode ser prevenida por vacinas. Temos a faixa etária de até 19 anos, preferencial para o uso da vacina, mas para a qual a vacinação ainda é muito baixa, principalmente a partir dos 11 anos de idade”, afirmou Mariângela, revelando que o ministério estuda as medidas para ampliar a faixa etária e melhorar a cobertura entre a faixa etária de 11 a 19 anos. As principais formas de infecção são muito similares às da transmissão do vírus da Aids, ou seja, pode ocorrer pela relação sexual sem o uso de preservativo, pelo compartilhamento de objetos contaminados (lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha, materiais para a colocação de piercing e para tatuagens) entre outros equipamentos e objetos, como por usuários de drogas injetáveis. A vacina é uma das principais medidas de prevenção e, segundo o ministério, após tomar as três doses, mais de 90% dos adultos jovens e 95% das crianças e adolescentes ficam imunizados contra a hepatite B. (Folha de S.Paulo 27.10.2009)

Analise o gráfico:

(Hickman, Roberts e Larson, Princípios integrados de zoologia)

Um outro problema enfrentado pelos adolescentes, além da gravidez, é o contágio, por via sexual, do vírus da hepatite B, dentre outras doenças sexualmente transmissíveis. Baseando-se no que se conhece sobre hepatites e suas consequências, e nas informações contidas no gráfico, pode-se afirmar que:


Questão 13:

Um professor de laboratório elaborou um exercício para verificar o aprendizado de seus alunos. Eles deveriam percorrer parte de uma chave de identificação de plantas angiospermas. O vegetal escolhido foi um pé de milho.

Chave de identificação
1. Arbustos ou árvores..................................................................................2
1. Ervas.........................................................................................................2
2. Folhas alternas paralelinérveas.................................................................3
2. Folhas alternas reticuladas........................................................................3
3. Inflorescência tipo espigueta....................................................................4
3. Inflorescência tipo panícula......................................................................4
4. Flores vistosas..........................................................................................5
4. Flores pouco vistosas................................................................................6
5. Fruto tipo baga.........................................................................................X
5. Fruto tipo drupa.......................................................................................Y
6. Fruto tipo cariopse...................................................................................Z
6. Fruto tipo noz.........................................................................................W

Os alunos, ao percorrerem a chave, identificaram que esse vegetal está indicado pela letra


Questão 14:

Observe a figura que representa a metamorfose de um girino; essas transformações sofridas pelos anfíbios dependem de um importante elemento químico, o iodo.

Então, pode-se afirmar que a ausência total desse elemento químico:


Questão 15:

Considere a reação química que está ocorrendo nas hemácias de uma pessoa.

Considere que esse equilíbrio esteja deslocando-se preferencialmente para a direita. Pode-se inferir que:


Questão 16:

De acordo com a hipótese heterotrófica, a explicação mais aceita atualmente pela maioria dos cientistas, os seres vivos conseguiram obter energia por meio de reações químicas diferentes. A sequência que indica a possível ordem em que foram surgindo esses eventos está indicada em:


Questão 17:

A Doença de Huntington ocorre em um par de genes alelos presentes no cromossomo n.º 4. Esse par de alelos promove uma progressiva degeneração do Sistema Nervoso Central provocando problemas motores e mentais. Não possui cura, manifesta-se após os 40 anos de idade. O heredograma representa uma família que apresenta a doença.


Analisando o heredograma, pode-se concluir que se trata de uma herança genética:


Questão 18:

Nos cães da raça labrador, a determinação das cores chocolate, preta e dourada é determinada pela interação de dois pares de genes, no qual o alelo B determina a produção de pigmento preto e seu alelo recessivo, o pigmento marrom. O alelo E condiciona a produção de pigmentos nos pelos, já o seu alelo recessivo não condiciona essa deposição, atua como epistático sobre B e b, determinando a cor dourada. Do cruzamento entre um macho e uma fêmea, ambos pretos e duplo heterozigotos, espera-se uma prole na proporção de:


Questão 19:

Na espécie humana há uma doença hereditária, a distrofia muscular de Duchenne, em que ocorre degeneração e atrofia dos músculos esqueléticos. Essa doença é ocasionada por um alelo recessivo, localizado no cromossomo X. A distrofia de Duchenne ocorre quase que exclusivamente em meninos. O menino afetado pela doença começa a apresentar os sintomas da distrofia entre 2 e 6 anos de idade, que vai se agravando, culminando com a morte em torno dos 12 aos 15 anos de idade, isto é, antes da maturidade sexual. Com relação à doença de Duchenne, é correto afirmar que:


Questão 20:

Em um hospital, ocorreu a troca de bebês. Três crianças nasceram com os grupos sanguíneos apresentados a seguir, mas a enfermeira não sabe quem são os pais. Analise a tabela.


Os pais corretos das crianças de I, II e III são, respectivamente,


Páginas: 1 [2] 3