Questões da prova VUNESP 2009

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular VUNESP 2009. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

Em 1838, Schleiden e Schwann defenderam a ideia de que plantas e animais eram formados por células. A origem das células foi discutida, pois alguns pesquisadores como Schwann acreditava que as células formavam-se a partir da aglomeração de determinados tipos de substâncias. Em 1878, Walter Fleming descreveu o processo de divisão de uma célula em duas. Com relação ao descrito, pode-se afirmar:

I. As células são unidades morfológicas dos seres vivos.

II. A mitose é processo de divisão celular, descrito por Fleming, que ocorre em todas as células do corpo humano.

III. As células presentes em um organismo multicelular são diferentes quanto à forma e à função.

IV. Em todos os seres vivos, novas células se formam pela divisão celular chamada meiose.

Está correto o que se afirma, apenas, em:


Questão 22:

Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com forma de bastonetes, delimitadas por duas membranas lipoproteicas. Com relação a essa organela, pode-se afirmar que:


Questão 23:

Analisando-se a ilustração da célula eucariótica, a relação entre a organela e a sua função é:


Questão 24:

Divisão celular é o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células filhas com possibilidade de crescer e executar funções específicas. Estudando-se célula vegetal e célula animal pode-se constatar diferenças como as relacionadas a seguir:

I. A citocinese da célula animal é centrípeta, e da célula vegetal é centrifuga.

II. A mitose vegetal é acêntrica e anastral.

III. Na mitose vegetal, a região mediana da célula é ocupada por um conjunto de microtúbulos denominados fragmoplastos. Eles orientam a deposição de bolsas membranosas contendo pectina que formará a placa celular.

É correto o que se afirma em:


Questão 25:

Analise as afirmações:

I. Durante o desenvolvimento embrionário de camundongo, ocorre a eliminação dos tecidos entre os dedos formando as patas.

II. Eventuais lesões nas moléculas de DNA podem sofrer reparos, evitando que moléculas lesadas sejam duplicadas. Quando esse processo não é possível, ocorre o suicídio celular.

III. Sequência benigna normal da morte celular em que uma célula encolhe os fragmentos de DNA, e mudanças na sua superfície celular ativam sua fagocitose pelos macrófagos.

As frases que fazem referência à apoptose são:


Questão 26:

O conhecimento sobre a hereditariedade tem gerado tecnologia de grande utilidade para a humanidade. Algumas descobertas com as enzimas de restrição são fundamentais na Engenharia Genética. Sobre a enzima de restrição, pode-se afirmar que:


Questão 27:

O ciclo celular envolve a interfase e as divisões celulares, que podem ser mitose ou meiose. A meiose é um tipo de divisão celular que originará quatro células com o número de cromossomos reduzido pela metade. Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:


Páginas: 1 2 [3]