Vermífugos

Por Juliana Pires

Graduação em Farmácia e Bioquímica (Uninove, 2010)

Categorias: Farmacologia
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As parasitoses que mais afetam o homem são aquelas causadas por protozoários e helmintos, conhecidos como vermes. Desta forma, os vermífugos são medicamentos utilizados para combater esses parasitas, responsáveis por causar diversas doenças e até mesmo a morte de indivíduos.

Agentes anti-helmínticos

Os fármacos conhecidos como agentes anti-helmínticos são aqueles empregados no tratamento de doenças provocadas por helmintos, os famosos vermes.

Os helmintos são parasitas obrigatórios, que precisam de um hospedeiro para sobreviver e completar seu ciclo evolutivo. Esses fármacos atuam destruindo ou eliminando esses helmintos do hospedeiro.

A helmintíase tem prevalência mundial, algumas com característica assintomática, enquanto outras podem levar o hospedeiro a morte. Podem se desenvolver em humanos ou animais, tendo, portanto, sua importância também na medicina veterinária.

Os helmintos de interesse farmacológico compreendem dois filos: Nemathelminthes e classe Nematoda; Platyhelminthes, classes Cestoidea e Digenea (Trematoda).

Classificação

A maioria dos fármacos atuam em uma ou duas infestações parasitárias, podendo ser divididos em:

Mecanismo de ação

Os anti-helmínticos pode atuar:

Agentes antiprotozoários

São aqueles usados no tratamento ou profilaxia de doenças causadas por protozoários.

Classificação

Mecanismo de ação geral

Agem diretamente, matando o parasita, ou de forma indireta, na flora intestinal, que é necessária para a vida desses agentes etiológicos.

Existem parasitas, contudo, que não são eliminados por vermífugos, quando estes são administrados por via oral. Caberá ao médico avaliar, através de exames específicos, a utilização do medicamento específico para cada doença.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!