Histograma fotográfico

O histograma é um gráfico apresentado pela câmera fotográfica, que vai determinar como está a exposição de cada fotografia. Ela pode estar superexposta, subexposta ou com uma exposição balanceada, dependendo de como o gráfico se comporta.

Por exemplo, uma foto em Low Key (técnica de subexposição proposital) mostra muito mais áreas escuras e poucas áreas claras, sendo assim seu histograma vai estar mais para o lado esquerdo, ou seja, o lado que mostra os tons escuros. O contrário acontece quando a foto está em High Key (técnica de superexposição proposital da foto), ou seja, o gráfico estará posicionado mais para o lado direito que é o lado onde são mostradas as incidências de tons claros na imagem.

A busca da maioria dos fotógrafos, contudo, é por uma exposição equilibrada. É possível verificar isso através do posicionamento do gráfico no histograma, que estará mais equilibrado, não tendendo nem para o lado direito e nem para o lado esquerdo. Este é o chamado histograma simétrico ou de distribuição normal.

Além destes três posicionamentos do histograma, ele pode também se apresentar de outras maneiras, como por exemplo em forma de U, quando a foto tiver muito contraste.

O histograma é utilizado também para verificar se a luz utilizada era dura ou suave, para analisar quais os ajustes que se adequam melhor à sua câmera, para verificar o alto ou baixo contraste da foto, verificar os tons que aparecem na imagem, etc.

É importante para um fotógrafo saber analisar um histograma, saber que dependendo da sua intenção ele aparecerá de maneiras diferentes, saber interpretar o que ele está informando. Não existe histograma ideal e nem foto ideal ou certa, e o conhecimento desta ferramenta só irá melhorar as habilidades do fotógrafo com a câmera e com o computador.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Histograma
http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/histograms1.htm
http://www.portalaction.com.br/content/16-histograma
http://leg.ufpr.br/~shimakur/CE003/node14.html
http://www.ufrgs.br/engcart/PDASR/hist.html

Arquivado em: Fotografia