IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador atualmente utilizado para referenciar estudos comparativos e guiar políticas públicas que levem em consideração as condições de vida das populações do mundo. O índice surgiu da necessidade de avaliar a qualidade de vida em oposição à classificação apenas econômica, baseada no PIB a fim de evidenciar as desigualdades sociais existentes nos países.

Até a criação do IDH, as avaliações acerca do desenvolvimento dos países tinham como referência apenas a variável econômica. Esta característica deixava restrita a compreensão dos países por aspectos relacionados à produção de bens e serviços e o uso ou não de tecnologia própria. Já o IDH é um índice formado por uma média aritmética de vários indicadores relacionados a aspectos sociais como saúde, educação e renda.

Quem criou o IDH?

O economista indiano Amartya Sen criou em 1990 um índice capaz de comparar o desenvolvimento dos países que levasse também em conta os investimentos humanos e sociais às populações, e não apenas a renda, que não é capaz de revelar as disparidades entre países ricos e pobres.

Em virtude da importância de sua pesquisa, em 1998 o economista recebeu o Prêmio Nobel de Economia pela criação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano que é divulgado em relatórios anuais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas para mensurar a qualidade de vida das populações.

Como é calculado o IDH?

O IDH é um índice que vai 0 (zero) a 1 (um), quanto mais próximo de zero, menor o desenvolvimento humano do país analisado. Quanto mais próximo de um, mais desenvolvido é o país. Em todas as séries de análises ainda não existiu um país que tivesse índice zero e nenhum tão desenvolvido que chegasse ao índice 1 (um).

O IDH leva em consideração três dimensões básicas da qualidade de vida:

Saúde

Uma vida longa e saudável, medida pela expectativa de vida da população. Também chamada de esperança de vida ao nascer, é calculada a partir da média de anos que a população vive. Se em um país as pessoas morrem cedo, aos 40 ou 50 anos em média, isso possivelmente é reflexo de condições precárias de saneamento, nutrição e acesso a serviços de saúde.

Educação

O acesso ao conhecimento é mensurado por:

  • a) a média de anos de educação formal que uma pessoa recebeu durante a vida. O cálculo leva em conta pessoas com mais de 25 anos de idade. Quanto a média de anos de escolarização, maior será a parcela destinada à educação no cálculo do IDH.
  • b) a expectativa de anos de escolaridade que crianças em idade de iniciar a vida escolar, possivelmente receberão levando em conta os atuais padrões de oferta e permanência de educação escolar no país analisado.

Renda

O padrão de vida expressado pela renda per capita de cada país.

O índice é calculado utilizando os dados da Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, considerando o poder de paridade de compra (PPP). A RNB é a soma de todas as riquezas produzidas no país (PIB) somadas aos montantes juros, renda de aluguéis, honorários entre outros. Já o PPP é um cálculo que busca minimizar as diferenças no poder de compra, que variam de país para país.

IDH no Mundo

A própria Organização das Nações Unidas, quando do lançamento dos relatórios faz uma classificação dos países de acordo com os índices apresentados. Vejamos a seguir como ocorre essa categorização e alguns dos países que se encaixam nesses critérios (dados de 2018):

Foram listados 189 países em um ranking de qualidade de vida

IDH muito elevado

IDH elevado

  • Irã: 0,798 (60º lugar);
  • Palau: 0,798 (61º);
  • Seicheles: 0,797 (62º);
  • Brasil 0,797 (79º lugar).

Países de médio IDH

Países de baixo IDH

Fontes:

IPEA – Desafios do desenvolvimento – O que é IDH? http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2144:catid=28&Itemid=23

O que é o IDH – Pnud Brasil – http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idh.html

Desenvolvimento Humano para Além das Médias: 2017. – Brasília : PNUD : IPEA : FJP, 2017. Disponível em: https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/IDH/desenvolvimento-alem-das-medias.pdf

Nota técnica – Folha de São Paulo – Cálculo dos índices de desenvolvimento humano – Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/20061108-idh-calculo.pdf

Arquivado em: Geografia