Países mais populosos do mundo

Publicado em 17/02/2022
Ouça este artigo:

Os países mais populosos do mundo são, respectivamente, China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Paquistão, Brasil, Nigéria, Bangladesh, Rússia e México.

1º - China - 1.439.324.000 habitantes

A China é o país que lidera a lista dos mais populosos do mundo, apresentando 1,4 bilhão de pessoas. Em escala, para cada sete pessoas que existem no mundo, uma delas é chinesa. O país asiático não é gigante somente quando o assunto é população, mas em vários outros aspectos. Na China localiza-se a Usina de Três Gargantas, maior hidrelétrica do mundo, além de estruturas já bastante conhecidas como a Grande Muralha da China.

A China é o país mais populoso do mundo. Foto: The Daleks / Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0

2º - Índia - 1.380.004.000 habitantes

Nação asiática emergente que se desenvolveu de maneira considerável no campo econômico. A maior parte de sua população é praticante do hinduísmo. Os ritos sacros desta crença demarcam as principais características do povo indiano, tendo o Rio Ganges como local utilizado para a realização de eventos desta religião.

3º - Estados Unidos - 331.003.000 habitantes

Uma das maiores economias localiza-se na América do Norte, marcando presença em diversos grupos como Nafta, Apec, G-20, etc. Os EUA Apresentam economia capitalista voltada ao mercado financeiro, com marcante presença das chamadas big techs, empresas de desenvolvimento tecnológico localizadas na região do Vale do Silício, bastante conhecidas por terem criado as redes sociais e trabalharem a partir de dados fornecidos por seus usuários.

Gráfico mostra a divisão da população mundial entre os maiores países. Crédito: Wikideas1 / Wikimedia Commons / CC-BY-SA 4.0

4º - Indonésia - 273.524.000 habitantes

Com localização no sudeste da Ásia, o conjunto de ilhas que forma a Indonésia apresenta problemas devido a acidentes naturais tais como maremotos e furacões. Porém, mantém atividade turística e voltada ao comércio local sempre em alta, trazendo investimentos do mundo todo e apresentando alto índice de infraestrutura local. A Indonésia tem sua força representada pela atividade industrial, com grande parte da produção apontada em seu PIB (Produto Interno Bruto).

5º - Paquistão - 220.892.000 habitantes

Com sua fundação a partir de 1947, depois do movimento de independência de seu vizinho, a Índia, o Paquistão é uma nação muçulmana, da mesma forma que Bangladesh, outro país de grande população. O inglês é o seu idioma oficial devido a fatores históricos. O Paquistão foi explorado pela Inglaterra entre os séculos 19 e 20.

6º - Brasil - 212.559.000 habitantes

Grande potência quando o assunto são recursos naturais, o Brasil apresenta grande chance de crescimento devido a sua área territorial de caráter continental e quantidade de terras agricultáveis. Além disso, possui a biodiversidade presente na Amazônia. Membro do BRICs, o país protagoniza no segmento das commodities, com destaque para suas grandes bacias de petróleo e a alta capacidade de produção de alimentos do chamado agronegócio.

7º - Nigéria - 206.140.000 habitantes

Destaque da economia africana, o país tem sua atividade econômica ligada ao petróleo, além de formar a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Entretanto, o país passa por dificuldades devido à intromissão das grandes potências ocidentais em sua economia. Com isso é gerada desigualdade social e não é possível desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento da nação. A nação africana tem demonstrado interesse em realizar parcerias com a China no sentido do desenvolvimento conjunto.

8º - Bangladesh - 164.689.000 habitantes

Bangladesh é uma nação recente, teve seu surgimento a partir de lutas civis depois do processo de independência da China, país com quem faz fronteira, em 1947. Sua religião é o islamismo, sendo que 86% do seu povo se considera muçulmano. Seu campo econômico apresenta-se em ascensão, focado no segmento têxtil. O bengali é o idioma mais falado, por 98% da população.

9º - Rússia - 145.934.000 habitantes

A Rússia é uma das maiores potências militares do mundo. Sua política de expansão no campo bélico se deu nos últimos 40 anos, e o país é um grande aliado da China. Seu território vasto é o maior do mundo, possibilitando o desenvolvimento da produção de gás, que praticamente é o responsável por manter aquecida toda a Europa ocidental. Diplomática, a Rússia atua em questões envolvendo a intromissão das potências ocidentais em países vizinhos como Cazaquistão, Ucrânia e Belarus.

10º - México - 128.933.000 habitantes

Uma das maiores economias da América Latina, a nação mexicana é banhada pelos oceanos Pacífico e Atlântico. Fora isso, o país é membro do Nafta, bloco econômico em conjunto com Canadá e Estados Unidos, possibilitando o comércio entre os três mercados. Rico em petróleo e com grande extensão territorial, o México é uma das potências que tende a se desenvolver no continente americano.

Leia também:

Bibliografia:

https://worldpopulationreview.com/countries

https://asiatimes.com/2022/01/chinas-hegemonic-intent-increasingly-hard-to-deny/

https://www.populationpyramid.net/pt/popula%C3%A7%C3%A3o/2020/

https://online.seterra.com/pt/vgp/3154

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56286968

Arquivado em: Demografia