População de Tocantins

Mestre em Ciências Humanas (PUC-RJ, 2016)
Graduado em Geografia (UFF, 2009)

O Estado do Tocantins, localizado na região norte do Brasil, é composto por 139 municípios e, de acordo com o último censo demográfico do IBGE realizado em 2010, apresenta uma população de aproximadamente de 1.383.445 habitantes e com estimativas para 2017 de 1.550.194. A capital do Estado, o município de Palmas, apresenta uma população de 228.332 habitantes e com estimativas de crescimento para o ano de 2017 de 286.787. O Estado do Tocantins apresenta uma densidade demográfica de 4,98 hab/km² (IBGE, 2016). Destacamos o município de Palmas, capital do Estado do Tocantins, que apresenta uma densidade populacional de 102,90 hab/km², a maior do Estado, de acordo com o IBGE. Convém ainda destacar que o município de Palmas apresenta um crescimento de, aproximadamente, 2,5%, sendo a capital com o maior crescimento populacional no ano de 2016/2017.

População Urbana x População Rural

Ainda de acordo com os dados do Censo de 2010, a população do Estado do Tocantins vive em sua maioria dentro da área urbana. De acordo com os dados, a população considerada urbana é de cerca de 1.090.106 habitantes (aproximadamente 78,8% da população total do Estado de acordo com os dados de 2010), enquanto a população considerada rural é de cerca de 293.339 habitantes (cerca de 21,2%, ainda de acordo com o Censo Demográfico de 2010).

Esperança ou Expectativa de Vida

O Estado do Tocantins apresenta uma expectativa de vida ao nascer de 71,6 anos, uma média inferior à média nacional que, de acordo com o IBGE, é de 75,99 anos. Vale salientar que o termo “Expectativa de Vida” leva em consideração diversos fatores em seu cálculo tais como: a taxa de mortalidade e a expectativa de sobrevida da população residente na região em que o indivíduo nasceu. Além desses fatores como saúde, educação, situação socioeconômica, criminalidade, e poluição, entre outros, são determinantes para uma maior expectativa de vida.

Taxa de Mortalidade Infantil

A taxa de mortalidade infantil é obtida por meio do número de crianças de um determinado local (cidade, região, país, continente) que morrem antes de completar 1 ano, a cada mil nascidas vivas. Esse dado é de importância vital para avaliar a qualidade de vida, pois, por meio dele, é possível obter informações sobre qualidade dos serviços públicos, tais como: saneamento básico, sistema de saúde, alimentação adequada, entre outros. O Estado do Tocantins, de acordo com dados do IBGE, apresenta uma taxa de mortalidade infantil de 19,5 óbitos para cada mil nascidos vivos, índice acima da média nacional que é de 13,85 para cada mil recém-nascidos vivos.

Índice de Desenvolvimento Humano do Estado do Tocantins

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Assim, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Tocantins é de 0,699 ocupa a 14ª posição entre os estados brasileiros e sendo o terceiro entre os estados que compõem a região norte do país, ficando atrás do Estado de Roraima (0,707) e do Estado do Amapá (0,708).

Dados da população:

  • Crescimento demográfico: 1,8% ao ano.
  • Densidade demográfica: 4,9 habitantes por quilômetro quadrado.
  • População urbana – 78,8%.
  • População rural – 21,2%.
  • Acesso a água tratada – 79,7%.
  • Analfabetismo – 13,5%.

Referencias:

BASTOS, F. Estado do Tocantins apresenta maior crescimento no índice de Desenvolvimento humano municipal na região norte. Casa Civil. Disponível em: http://casacivil.to.gov.br/noticia/2013/7/30/estado-do-tocantins-apresenta-maior-crescimento-no-indice-de-desenvolvimento-humano-municipal-na-regiao-norte/. Acesso em 17 de fevereiro de 2018.

IBGE. Brasil em síntese: Panoramas. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/panorama. Acesso em: 28 de dezembro de 2017.

PALMAS é a capital com maior crescimento populacional, diz IBGE. O Globo Online/ Portal G1 de Notícias. Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/palmas-e-a-capital-com-maior-crescimento-populacional-diz-ibge.ghtml. Acesso em 20 de fevereiro de 2018.

Arquivado em: Demografia, Tocantins