População do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação, Comunicação e Tecnologia (UDESC, 2016)
Graduada em Geografia (UDESC, 2014)

A pessoa que nasce no estado do Rio Grande do Sul tem o gentílico, que é como pode ser chamado, gaúcho ou sul rio-grandense. Esse estado, que é o mais ao Sul do Brasil, possui uma população estimada em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 11.322.895 pessoas, o senso de 2010 apontou que viviam 10.693.929 pessoas no Rio Grande do Sul, tornando o estado o quinto mais populoso do Brasil, ou seja, a quinta maior população absoluta.

A área territorial desta unidade federativa é de 281.737,888 km², o nono maior do país, o que faz com que sua densidade populacional a partir dos dados de 2010 seja de 37,96 habitantes/km², o décimo terceiro mais povoado, ou seja, o décimo terceiro em quantidade de população por quilômetro quadrado. Para chegar a este resultado é necessário dividir o número total de habitantes pela área total, por exemplo 10.693.929 pessoas dividido por 281.737,888 km², é igual a 37,96 habitantes por quilômetro quadrado. A região metropolitana de Porto Alegre possui 17 municípios que tem a densidade populacional maior do que 200 habitantes por quilômetro quadrado, a região que possui a menor densidade populacional é a oeste, onde o índice é menor que 20 habitantes por quilômetro quadrado.

O índice de desenvolvimento humano (IDH), calculado a partir da Tacha de alfabetização, tacha de escolarização, expectativa de vida ao nascer, e o PIB percápta, é de 0,746 de um máximo de 1,0. O que deixa o Rio Grande do Sul em quinto em comparação com os outros estados.

O produto interno bruto (PIB) percápta em 2014 era de 31.927,16, para este resultado se divide o total do PIB do estado pelo numero de habitantes. Mas ao mesmo tempo o IBGE indica que o rendimento nominal mensal domiciliar per capita é de 1.554 R$.

A população do Rio Grande do sul, assim como a do Brasil é mal distribuída pelo território, mais de 60% dos municípios possuem menos de 10 mil habitantes, Já a áreamais populosa está no eixo entre Porto Alegre (capital do estado) e Caxias do Sul, (cidade localizada na serra gaúcha). Municípios com mais de 100 mil habitantes são 17 e estes contêm 46,8% da população do estado, a qual está 85,1% em áreas urbanas.

Outra característica que o Rio Grande do Sul tem em comum com o restante do Brasil é a grande miscigenação de etnias, os primeiros povoadores do estado eram os indígenas, entre eles os Guaranis, Charruas, entre outros. Após os portugueses e os bandeirantes vindos de São Paulo ocuparam o território, trazendo consigo escravizados africanos, que eram a força de trabalho base para a economia das charqueadas. No século XIX alemães, na primeira metade e italianos e poloneses na segunda metade receberam terras na atual região metropolitana de Porto Alegre e na serra gaúcha. Por isso a população deste estado tem herança de todas essas etnias, desde o mate dos indígenas, a religiosidade africana e as comidas italianas estão presentes no nosso dia a dia.

Referencial Bibliográfico:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/panorama

https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa_pop.shtm

http://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br/pib-per-capita

http://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br/distribuicao-e-densidade-demografica

http://www.correiodopovo.com.br/jornal/especiais/cipel6/html/02ETNIAS.htm