Dorsal Meso-atlântica

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Conhecida também pelos nomes de dorsal Submarina e Crista Média Oceânica, a dorsal Meso-atlântica consiste em um conjunto de montanhas que ficam abaixo do nível do mar. Estas cadeias originaram-se do afastamento das placas tectônicas e formam o maior agrupamento de montanhas do mundo, chegando a 65.000 quilômetros de extensão. Ao contrário das cadeias continentais, é isenta de deformações e composta por basaltos, que são o foco da expansão do assoalho oceânico. Tamanha é sua área que, caso não estivesse abaixo no nível do mar, seria um dos maiores fenômenos naturais vistos do espaço.

No aspecto geológico, a dorsal Meso-atlântica integra o sistema de dorsais oceânicas, que conta com a Dorsal de Lomonossov e a Dorsal Sudeste-Pacífica. Esta útima forma um prolongamento pela dorsal Pacífico-antártica e demais dorsais do oceano Índico. No Atlântico Norte, a formação da dorsal Meso-atlântica deve-se ao deslocamento das placas tectônicas Norteamericana e Euroasiática. Já na parte do Atlântico Sul, é formada pela placa Sul-Americana e a placa Africana. Devido ao constante movimento das placas tectônicas, a área ocupada pelo Oceano Atlântico encontra-se em expansão de 2 a 10 centímetros por ano.

O descobrimento da dorsal Meso-atlântica deve-se à dupla Bruce Heezen e Marie Tharp. Em 1950, eles verificaram a existência da dorsal e, com isso, formularam uma nova teoria da expansão do oceano, comprovando a ideia da deriva continental proposta pela primeira vez no livro de Alfred Wegener, “A origem dos Continentes e dos Oceanos". Tal teoria implicava que, devido ao formato dos continentes, que pareciam se encaixar, as placas tectônicas do oceano estavam em constante movimentação.

Ilhas da Dorsal Meso-atlântica

Em alguns pontos do oceano é possível observar elevações da dorsal Meso-atlântica que formam ilhas. Entre os locais destas elevações encontram-se a Islândia, Açores, Ilha de Ascensão e Ilha do Pico, onde está localizada a Ponta do Pico, que é a parte mais alta da dorsal com 2.351 metros de altitude. Além destas, outras ilhas que tem sua formação na dorsal Meso-atlântica são: Jan Mayen, Kolbeinsey, Bermuda, Penedos de São Pedro e São Paulo, Ilha de Santa Helena, Ilha de Tristão da Cunha, Ilha de Gonçalo Álvares e Ilha de Bouvet.

Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u6826.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorsal_meso-atlântica
http://www.slideshare.net/denezgeo/estrutura-interna-da-terra-2207417
http://www.docstoc.com/docs/12659895/Resumos-Vestibular---Geografia---Relevo-do-Brasil

Arquivado em: Geologia
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: