Éon Hadeano

Doutorado em Geociências (USP, 2015)
Mestrado em Geologia Sedimentar (UNISINOS, 2008)
Graduação em Ciências Biológicas (UNISINOS, 2006)

O Éon Hadeano é o período que corresponde a origem do Planeta Terra, de ~4.6 até 4 bilhões de anos. Este éon faz parte do Super Éon Pré-Cambriano, que é dividido em 3 éons: o Hadeano (~4.6 - 4 b.a.), o Arqueano (4 - 2.5 b.a.), e o Proterozóico (2.5 b.a.- 541 m.a.). Apesar do Éon Hadeano não ser reconhecido pela UICG (União Internacional das Ciências Geológicas) como um éon, sendo este intervalo de tempo unido ao Arqueano, a divisão Hadeano/Arqueano é amplamente aceita por muitos autores.

Escala geocronológica. Ilustração: alinabel / Shutterstock.com

O éon Hadeano inicia a partir da formação dos planetas do Sistema Solar, e termina com a formação das primeiras rochas da Terra. Uma das teorias mais aceitas, é que a Terra tenha se formado a partir da fusão de materiais em órbita em torno do sol, há aproximadamente 4.5 b.a., e que tenha sido impactada após sua formação, por um corpo celeste igual ao tamanho de Marte, projetando o material que deu origem a Lua (hipótese do grande impacto). Foi datado um fragmento do mineral zircão, recentemente, encontrado na Austrália, revelando idade de 4.3 a 4.4 b.a., representando o mineral terrestre mais antigo já descoberto. Isso confirma que a crosta terrestre já existia a 4.400 b.a.

Referências:

1. TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.; TOLEDO, M.C.M. & TAIOLI, F. (2007). Decifrando a Terra. 2ª edição, São Paulo, SP; Companhia Editora Nacional, 623p.

2. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J. e JORDAN, T.H. (2013). Para entender a Terra. Tradução R. Menegat (coord.), 6ª edição, Porto Alegre, RS; Bookman, 656p.

3.http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html

4. http://www.scotese.com/climate.htm

Arquivado em: Geologia