Trigonometria do Triângulo Retângulo

Por Robison Sá
Categorias: Trigonometria
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Há muito tempo, medições eram realizadas de formas indiretas, principalmente referentes aos corpos celestes, vista a sua importância para a navegação, bem como para “prever o futuro” – para os crédulos. Com o estudo das relações métricas no triângulo retângulo, estas medidas se tornaram mais eficientes, mais precisas. Este será o tema deste artigo, sendo o seu debate possibilitador de novas visões matemáticas e explicitador de ferramentas matemáticas capazes de tornar viáveis os cálculos outrora impossíveis.

A semelhança de triângulos

Dados dois triângulos, por exemplo, eles serão semelhantes se obedecerem a alguns padrões. Vejam um caso de semelhança e suas relações.

Razões trigonométricas

Ao compararmos duas grandezas por meio de uma divisão estaremos dando sentido ao conceito de razão. A palavra razão é etimologicamente ligada ao termo ratio, que traduzido do latim significa, entre outras coisas, rateio, repartição.

Observação: as relações são dadas tomando como referência o ângulo α, destacado em amarelo.

A partir destas informações, caso tenhamos alguns ângulos e os valores dos catetos oposto e adjacente, e também da hipotenusa, poderemos encontrar os valores do seno, do cosseno e da tangente desses ângulos. Em seguida mostrarei uma tabela, para consulta, contendo alguns valores de ângulos, seno e cosseno deles, deixando o valor da tangente como exercício para você, estudante.

Ângulo

Seno

Cosseno

0,09

0,99

15º

0,26

0,97

30º

0,50

0,87

45º

0,71

0,71

65º

0,91

0,42

75º

0,97

0,26

85

0,99

0,09

Aplicação dos conceitos

Num triângulo retângulo, o cateto oposto a um ângulo é a quarta parte da hipotenusa. Calcule o seno e dê a medida aproximada desse ângulo, consultando a tabela acima.

Veja como fica o problema em sua representação abaixo:

 

Sendo , podemos prosseguir da seguinte maneira:

 

 

Pela tabela anterior, sabemos que este valor é uma aproximação do seno do ângulo de 15º.

 

“Seja por qual for o caminho, sempre chegaremos a algum lugar”.

(Robison Sá)

Referência bibliográfica:
IMENES, LUIZ MÁRCIO; LELLIS, MARCELO. Matemática.  – 2 ed. –São Paulo: Moderna, 2012.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!