Cidade do México

Considerada a segunda maior cidade em número de habitantes do continente americano, a Cidade do México é a capital dos Estados Unidos Mexicanos, além de ser a sede dos poderes federais da República do México. A urbe está entre as maiores metrópoles em escala global, centraliza as principais decisões econômicas e políticas da nação e produz 20% do PIB total do país. Ocupando uma parte do Vale do México, localizado na região centro-sul, a cidade teve sua formação na bacia hidrográfica de um lago que fica em Texcoco.

De acordo com o censo realizado no ano de 2005, a Cidade do México apresenta oito milhões de habitantes. Esse grande número de pessoas na região ocorreu devido às cidades adjacentes que foram sendo incorporadas pela capital. Este fenômeno começou a ocorrer no século XX, quando a região metropolitana começou a ser estendida além do Distrito Federal, por cerca de 40 municípios. Esses territórios vizinhos formam a Zona Metropolitana da Cidade do México – ZMCM. Segundo censo realizado em 2003, essa área tinha 19.331.365 habitantes, ou seja, aproximadamente 20% da população do México.

No ranking das urbes mais ricas em escala mundial, a região metropolitana da Cidade do México está em oitavo lugar. A área apresenta PIB de US$ 315 milhões e,  de acordo com alguns economistas, esse número deverá ser duplicado até o ano de 2020, deixando a cidade na 7ª posição mundial e em quarto no ranking continental.

As etnias que formam a população que habita a Cidade do México são de mestizos (europeu + indígena) e criollos, que são os que descendem de europeus. Entre os grupos indígenas que habitam a região, o maior deles é o nahua. Fora este, os grupos de índios mais populosos do México são os mazahuas, zapotecos, otomíé e mixtecos.

Pelo lado geográfico, a capital apresenta-se da seguinte forma: densidade da população é de 5496 habitantes por quilômetro quadrado, localização à margem sul do Anáhuac, limitada pelo Estado do México (norte/oeste) e por Morelos (sul). O clima predominante na região é o primaveril, com uma média anual de 15 graus Celsius. Com isso, a Cidade do México apresenta verões e invernos amenos,  além de escassez de chuvas. De acordo com a parcela de terra em que se localiza, a área é considerada um elo entre regiões de clima desértico e temperado do norte com o clima tropical do sul.

Fontes:
http://elhuaracheviajero.wordpress.com/mapa-de-etnias-mexicanas/
http://embamex.sre.gob.mx/brasil/
http://wikitravel.org/pt/Cidade_do_M%C3%A9xico

Arquivado em: México