Suprematismo

Mestre em Artes Visuais (UDESC, 2010)
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2008)

O Suprematismo foi um movimento que se originou na Rússia, ainda no início do século XX, por volta de 1915, e que tinha como uma de suas principais característica a composição com formas geométricas elementares (quadrado e círculo). O Suprematismo deu o pontapé inicial para a pintura abstrata do Modernismo. Sua organização teórica deu-se somente no ano de 1925 no manifesto intitulado “Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: O novo Realismo na Pintura”, escrito por Kazimir Malevich (1878-1935) e pelo poeta Vladmir Mayakovsky (1894-1930).

Quadrado preto sobre um fundo branco, obra suprematista de Kazimir Malevich.

Quadrado preto sobre um fundo branco, de Kazimir Malevich.

A obra Quadrado negro sobre fundo branco de Kazimir Malevich foi exposta pela primeira vez em uma exposição na Rússia, exibida num canto da sala expositiva, ela marcou o início do Suprematismo. Kazimir Malevich, criador e principal expoente do movimento suprematista, explica como se deu a inspiração para realizar a obra composta por um enorme quadrado preto pintado contra um fundo branco: "Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi então que concebi a nova arte, que chamei suprematismo."

Os suprematistas mantinham-se longe de temas convencionais na pintura como paisagens ou natureza-morta. Seus principais interesses eram as figuras geométricas, o movimento espacial, a abstração e as composições monocromáticas. Tratava-se sobre romper com qualquer ideia de imitação do mundo real no que se referia a formas ou cores como fizeram os cubistas e os impressionistas respectivamente. Mesmo rompendo com qualquer referência a natureza e as tradições artísticas, Malevich, motivado pelas teorias sobre o realismo de P.D. Ouspensky, matemático e místico russo, mantinha a crença na natureza mística e espiritual de sua obra, chamando-a de “novo realismo”, por acreditar em outro mundo por trás do mundo visível e palpável, um mundo de energia espiritual que vai além dos sentidos humanos.

Além de Malevich outro artista se destacou no movimento – El Lissitzky (1890-1947) – este se destacou principalmente por explorar formar geométricas mais complexas. Diferente do Malevich que experimentava formas geométricas básicas sobre um fundo abstrato, as formas de El Lissitzky, além de explorar uma gama maior de cores, movimentam-se e se cruzam numa atmosfera abstrata.

Mesmo que o nome do seu criador esteja fortemente ligado ao movimento Suprematista, esse estilo ainda influenciou outros artistas russos, como a pintora Olga Vladimirovna Rozanova. Além disso, o Suprematismo exerceu uma evidente influência sobre as artes visuais, a arquitetura e o design em toda a Europa.

Referências:

Suprematismo. Disponível em: < http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3842/suprematismo >.
LITTLE, Stephen. ...ismos: para entender a arte. Brasil, Ed. Globo, 2011.