Rock ‘n’ Roll

O rock ‘n’ roll nasceu da mistura de vários estilos musicais: rhythm and blues, música gospel, folk music, blues, country e jazz. Antes de o estilo se tornar famoso, a expressão já era encontrada em filmes, comerciais e músicas. Um bom exemplo é a canção Rock and Roll Blues, gravada por Erline Harris em 1949.
Porém, a popularização do estilo ocorreu nos anos 50.

Influenciados por diversos gêneros com predominância do country, músicos brancos como Carl Perkins, Elvis Presley, Bill Haley and His Comets e Jerry Lee Lewis começaram um rock ‘n’ roll que foi batizado de Rockabilly. Em sua maioria, os músicos de Rockabilly eram brancos, mas tinham outros como Chuck Berry, Little Richards e Bo Diddley, negros que vieram do rhythm and blues. Estes, apesar de terem a sonoridade parecida com a dos brancos, não eram considerados como Rockabilly.

Uma importante gravadora para o rock ‘n’ roll foi a Sun Records, de Sam Philips. Em seus estúdios, foram gravados alguns dos primeiros hits Rockabilly como “Rock Around the Clock”, de Bill Haley and His Comets e "That's All Right (Mama)”, som de Elvis Presley.

Um dos fatores sociais em que o rock ‘n’ roll teve bastante influência foi na questão racial. Naquela época, a corte norteamericana estava tomando diversas medidas contra a segregação racial, mas o racismo já estava enraizado na cultura americana. Neste panorama, o rock ‘n’ roll era um paradoxo, pois o ritmo era produto da mistura de ritmos negros e brancos.

Em diversos vídeos de shows antigos, percebem-se diversos brancos na platéia de músicos negros. O sucesso do rock ‘n’ roll era tão grande que acabou ajudando na superação de algumas barreiras raciais e pode ter sido um fator marcante na causa do movimento dos direitos civis, que reuniu jovens brancos e negros que adoravam o estilo.

Além de fatores raciais, o rock ‘n’ roll começou a influenciar a moda, estilo e costumes dos jovens da época. Parte disto deve-se a Elvis Presley, que com sua beleza, sonoridade, e danças com apelo sexual, atraia milhares de fãs para seus shows.

Boa parte dos fãs de rock ‘n’ roll conhecem os músicos que tiveram sucesso mundial. Mas na época do surgimento do estilo, milhares de jovens pegavam suas guitarras e montavam uma infinidade de bandas. Hoje em dia, muitos deles estão mortos e não foram reconhecidos pelo grande público. Bons exemplos destes músicos desconhecidos são Benny Joy, que fez turnês pela Europa durante o final dos anos 50, Ronnie Allen, Hasil Adkins, entre outros.

Fontes:
http://rawpowermagazine.blogspot.com/2010/02/oldies-but-goodies-rockin-bones-1950s.html
http://arvoredorock.wordpress.com/2011/05/26/2-1950-elvis-e-o-rockabilly-rock-n-roll/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_and_roll
http://jamantabege.blogspot.com/2012/02/benny-joy-rockabilly-pra-ninguem.html

Arquivado em: Música