Ska

Ska é o nome de um gênero musical nascido na Jamaica no final dos anos 50. O novo ritmo reunia a música folclórica local, o mento, além do calypso, gênero de Trinidad e Tobago, misturados ao jazz e ao rhythm´n´blues, ouvidos pelos jamaicanos através do rádio (que sintonizava várias estações do sul dos Estados Unidos) ou através dos discos importados por comerciantes de várias lojas de discos baseadas em Kingston. O ska é a raiz da moderna música jamaicana, sendo responsável mais tarde pelo surgimento do rocksteady e do reggae.

Existem três histórias diferentes para explicar a origem do termo "ska", sendo que duas envolvem o guitarrista Ernest Ranglin. Este afirmava que os músicos no início imitavam o ritmo saído da bateria, repetindo "skat, skat, skat". Em outra história, o baixista Cluett Johnson teria instruído Ranglin a repetir a batida na sua guitarra, dizendo "toque ska, ska, ska". Finalmente, em outra história, o bandleader Byron Lee teria criado e introduzido o termo.

O pulso do ska estava no ritmo tocado pela guitarra, que era uma simples inversão de um tempo de rhythm'n'blues, acompanhado por um piano que realçava o toque do primeiro. Essa batida da guitarra do ska, chamada de skank, seria mais tarde adaptada ao reggae, dando o característico som deste estilo.

Com um tempo todo cortado, o toque da guitarra de ska lembrava a experiência de se ouvir uma fita cassete de trás para frente, com os cortes e loops que o som vai sofrendo em todo o processo.

Uma banda típica de ska lembrava bastante as bandas norte americanas de jazz e blues dos anos 50, com guitarra, baixo elétrico ou contrabaixo, trompete, trombone, saxofone, piano, órgão e bateria.

As melodias e letras inicialmente estavam ainda muito influenciadas pelo mento jamaicano; somente mais tarde, perto de meados dos anos 60 o ritmo estaria consolidado dentro e fora da ilha caribenha, com letras abordando temas próprios da atualidade, menos folclóricas. O ska experimentou um breve sucesso nos EUA, acabando por exercer uma influência maior na música do Reino Unido, em especial entre os jamaicanos emigrados.

Os principais artistas do gênero foram Don Drummond, Skatalites, Byron Lee and the Dragonaires, Laurel Aitken, Alton Ellis, Prince Buster entre outros.

Mais tarde em meados da década de 70, no Reino Unido, os adolescentes começaram a descobrir o ska e ressucitaram o ritmo jamaicano em terras inglesas, movimento que recebeu o nome de 2Tone (Two Tone) onde predominavam as bandas com grupos de guitarras, como The Specials, The Selecter, Madness, Bad Manners, entre outras. O movimento 2Tone, bem como o reggae dos imigrantes jamaicanos acabaria ainda por influenciar indiretamente a música punk, em especial The Clash, que flertou com o ritmo em várias de suas canções, como por exemplo "Wrong´em Boyo".

Bibliografia:
indeterminado. Ska (em inglês). Disponível em <http://www.allmusic.com/explore/style/ska-d252>. Acesso em: 30 set. 2011.

indeterminado.The History of Jamaican Music (em inglês - 8 partes). Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=pRLRNGTKRzY&feature=related>. Acesso em: 30 set. 2011

Arquivado em: Música