Crise Convulsiva

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Neurologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A convulsão é um período clínico anormal resultante de uma exacerbada descarga elétrica, repentina ou anormal no encéfalo. Este termo é usado para designar um sintoma, já epilepsia indica a recorrência dessas crises. Quando as crises convulsivas são causadas devido à existência de uma lesão no cérebro, como, por exemplo, nos tumores, esse quadro é chamado de epilepsia sintomática; nos casos da origem das crises serem alterações estruturais, mas sem confirmação de diagnóstico, é denominada de epilepsia cripetogênica. Existe também a epilepsia idiopática, quando não é encontrada a causa para tais crises.

Ilustração: Luciano Cosmo / Shutterstock.com

As causas de convulsão são diversas, como:

As crises convulsivas são classificadas da seguinte maneira:

Fontes:
Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária – Helenice de Souza Spinosa, Silvana Lima Górniak e Maria Martha Bernardi. Editora Guanabara Koogan, 4° edição, 2006.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Convulsão

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!