Dicas para a segunda fase da Fuvest 2014

17/12/2013 - 15h34 - Por Lucas Martins

Professores do CPV Vestibulares dão dicas sobre as possíveis questões da segunda fase do vestibular mais concorrido do país

dicas fuvest 2014Passada a primeira fase da Fuvest, os candidatos convocados se preparam para a próxima etapa. O exame conta agora com questões dissertativas, um tanto mais complexas e maior grau de exigência. Serão três dias de prova, com português e redação no primeiro dia; questões multidisciplinares com conteúdos do ensino médio (inglês, história, geografia, português, matemática, química, biologia e física); o terceiro dia reúne disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelos candidatos. Os professores do CPV Vestibulares dão dicas sobre os temas que os vestibulandos poderão encontrar nas questões do exame.

Gramática e Interpretação de Textos

Prof Caco Penna

Para a segunda fase da Fuvest, o candidato deve esperar questões de maior dificuldade em relação à prova anterior. Além da interpretação textual, assuntos como verbos, conjunções e questões relacionadas à variação linguística devem aparecer, cobrando do aluno não apenas os conceitos, mas a aplicação das estruturas gramaticais em leituras e em reescritas de períodos.

Matemática

Prof José Marcio Pellegrini

Para a segunda fase, o candidato deve se preparar para questões de maior dificuldade teórica, envolvendo probabilidades, progressões, números complexos, polinômios, função modular, ou seja, principalmente assuntos ausentes na primeira fase.

Física

Prof Ricardo Meca

Como na primeira fase, pode-se esperar que a prova da segunda fase também apresente predominância de questões de Mecânica e Eletricidade. Os vestibulandos devem treinar bastante as questões que pedem o desenho de imagens de lentes e de espelhos. Alguns assuntos não abordados na primeira fase são muito indicados como Clapeyron, Hidrostática e Cinemática.

Química

Prof Armando Muller

Alguns assuntos não estiveram presentes na prova da primeira fase e, consequentemente, passam a ter maior probabilidade de ocorrência na segunda fase, a saber:

Outros assuntos, mesmo verificados em questões nesta primeira fase, devem aparecer na segunda fase, como:

Biologia

Prof Guilherme Schatzer

Tradicionalmente, a segunda fase da Fuvest sempre apresenta questões sobre Divisão Celular e sobre as Parasitoses Humanas, este último assunto é ainda mais indicado. O vestibulando deve apostar também em assuntos que ficaram ausentes da primeira fase como Código Genético e Teorias da Evolução.

História

Prof Tiago Rozante

Como a prova da primeira fase de conhecimentos gerais contemplou mais a História Geral do que a do Brasil e espera-se que a segunda fase tenha uma prova com mais questões de Brasil, principalmente República pós Governo Getúlio Vargas. Em História Geral notou-se a falta de questões sobre Idade Média e, em História do Brasil, não houve questões sobre Império. Portanto, esses assuntos são muito indicados como possíveis temas para a segunda fase.

Geografia

Prof Alex Perrone

A primeira fase apresentou apenas duas questões de Geografia Geral, priorizando a Geografia do Brasil. Portanto, espera-se que a segunda fase apresente mais questões de Geral, principalmente sobre assuntos mais relacionados à Geopolítica, Fontes de energia e Questões ambientais.

Inglês

Prof Renato Aizenstein

Para a segunda fase da Fuvest, o candidato deve lembrar de responder em Português. Normalmente, é exigida alguma explicação sobre a interpretação do texto proposto. A resposta que é fundamentada por informações contidas no texto é a mais segura. Como preparação, o aluno pode ler alguns artigos sobre temas atuais e publicados entre julho e agosto de 2012 nos sites: www.economist.comwww.scientificamerican.comwww.guardian.co.uk.

Por:
CPV Vestibulares
www.cpv.com.br
(11) 2344-4110

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: