Diferença entre néctar e suco

Por Gabriella Porto
Categorias: Curiosidades, Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Existem muitas diferenças entre néctar e sucos, não apenas nos ingredientes mas também no preço. Sobre as suas propriedades, as diferenças são muitas, mas a principal está no teor de quantidade de polpa de fruta nessas bebidas. O suco, como o próprio nome já diz, é um produto composto por 100% de fruta natural. Segundo determinação do Ministério da Agricultura, ele não pode conter aromas nem corantes artificiais, e a quantidade máxima de açúcar adicional é de 10% de seu volume total.

Podem existir exceções à essa regra. Sucos de frutas tropicais, por exemplo, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, com essa quantidade podendo variar de acordo com a própria fruta. Já o néctar tem uma concentração menor de suco, que varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes, conservantes açúcar ou outros adoçantes.

O suco de fruta é preparado espremendo-a mecanicamente a aplicação de calor ou de solventes . Os produtos resultantes contêm 100% de sumo de fruta, já que mais nada é adicionado ao suco. 100% de suco de fruta é um complemento saudável para qualquer dieta bem equilibrada, fornecendo vitaminas e minerais, como potássio e vitamina C. Os fabricantes de bebidas só podem usar o título de "suco" para os produtos que tiverem 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas, é mais doce e tem entre 20% e 30% de polpa de frutas, nitidamente menos que o suco.

O refresco, por sua vez, tem um teor ainda menor de polpa de fruta. No caso do refresco de limão, esse percentual é de, no mínimo, 5%; no de maracujá, 6%; e no de maçã, 20%. Do ponto de vista nutricional, o suco é a bebida mais rica dos três, pois contém maiores quantidades de vitaminas e sais minerais.

Para auxiliar o consumidor a escolher, o Ministério da Agricultura obriga que os fabricantes estampem em seus rótulos se o produto é suco, néctar ou refresco.

Entre outros tipos de sucos também encontramos o suco em pó, para ser diluído em água. Ele é nutricionalmente bastante pobre, além de ter altos níveis de sódio, não recomendado a hipertensos. Há também o suco concentrado, que tem menos açúcar que o néctar e costuma ser mais barato. Ele leva corantes, aromatizantes e conservantes. Por último, o suco integral, que não tem conservantes nem é adoçado artificialmente.

Fontes:
http://www.rabenhorst.de/english/interesting-facts-faqs/faqs/nectar-juice/
http://www.bs-gg.com/en/bs-insights-newsletter/2012/newsletter-3/fruit-juice-nectar-and-fruit-drinks
http://www.institutoprocardiaco.com.br/especiais17.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!