O papel da Nutrição para prevenir a Hipertensão

Por Cristiane Zoller
Categorias: Nutrição, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Pode-se caracterizar a hipertensão como uma pressão muito forte exercida pelo sangue em movimento na parede das artérias.

Considera-se hipertenso a pessoa que estiver com a pressão arterial acima de 14 por 9. A hipertensão não tem cura, porém, pode ser controlada principalmente pela dieta e outras medidas que possam contribuir para abaixar a pressão.

Devido à correria e o estresse do dia a dia, não temos tempo para avaliar no que está baseada nossa alimentação. Acabamos comendo o que é mais prático e não o que é mais saudável. Iremos nos dar conta de que podemos estar com algum problema quando sentimos algum desconforto ou mal estar e daí a hipertensão já está instalada.

Algumas dicas importantes para reduzir a pressão arterial são:

- Perder peso ajuda a reduzir a pressão arterial;
- Reduzir o consumo de sal;
- Praticar exercícios físicos;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Não fumar;
- Comer alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, além de frutas, verduras e lacticínios magros (leite e derivados);

- Substituir o sal por temperos naturais no preparo das refeições, como o alho, cebola, orégano, alecrim, salsa e cebolinha.

- Evitar o consumo de alimentos ricos em sal como carnes processadas (presunto, bacon, paio, lingüiça, salame), queijo parmesão, temperos prontos (arisco, sazon, caldo e extrato de carne e galinha), ketchup, mostarda, maionese, patês industrializados, salgados fritos (coxinha, pastel), sopas de pacote e molhos prontos para salada.

Com todos esses cuidados, a pressão arterial tem grande probabilidade de se manter estável e a pessoa hipertensa ter uma vida normal.

Fontes
SALGADO, Jocelem Mastrodi SALGADO, Previna Doenças, Faça do seu alimento o seu medicamento, São Paulo: editora Madras, 2002.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!