Apoplasto e Simplasto

No reino vegetal, a solução de água e sais minerais constitui a seiva bruta, transportada pelo xilema. Essa solução penetra pelas extremidades das raízes, especialmente na região dos pelos absorventes, onde as paredes das células apresentam uma ampla permeabilidade. Após a passagem pela epiderme, a seiva bruta desloca-se para o centro da raiz e esse deslocamento pode ocorrer por meio de espaços externos às membranas celulares, que formam o apoplasto, ou pelo citoplasma das células da epiderme e do córtex, que constituem o simplasto.

apoplasto-simplastoO apoplasto consiste num sistema de absorção que abrange os espaços externos às membranas plasmáticas celulares, ou seja, uma rede de espaços existentes entre as paredes das células adjacentes. Nesse conjunto, o deslocamento da solução aquosa de nutrientes não passa por nenhuma membrana, se dá de forma contínua e não há gasto de energia, já que ocorre difusão simples.

No simplasto, em contrapartida, está associado ao conteúdo intracelular. Nesse processo a seiva bruta se movimenta pelos interiores das células, através dos plasmodesmos, que são tubos citoplasmáticos responsáveis pelo contato direto entre os citoplasmas de células contíguas. Trata-se de um processo mais lento exatamente devido à passagem pelo conteúdo celular.

À medida que a água e os sais minerais nela dissolvidos se deslocam pelo apoplasto em direção ao cilindro vascular central, têm a passagem interrompida pelas células da endoderme. Essas células estão intensamente ligadas entre si pelas estrias casparianas (ou bandas de caspari), cinturões impermeáveis compostos por suberina, que vedam os espaços extracelulares e impede o fluxo da seiva bruta pelo apoplasto. Desta forma, para atingir o cilindro vascular, a água e os sais minerais precisam atravessar a membrana plasmática e passar pelo citoplasma das células endodérmicas, o que ocorre através do simplasto.

O apoplasto tem um papel muito importante na comunicação do vegetal com o ambiente. O gás carbônico, fonte fundamental de carbono das plantas, é solubilizado no apopolasto antes de ser conduzido aos cloroplastos e utilizado no processo de fotossíntese.

Por sua vez, o simplasto também desempenha a importante função de selecionar e transportar os sais minerais para o xilema, administrando, ainda, a quantidade de água que segue para esse tecido condutor.

Referências:
http://felix.ib.usp.br/bib131/texto4/movimento.html
http://www.icb.ufg.br/uploads/99/original_transoluto.PDF
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apoplasto
Ilustração: http://www.euita.upv.es/varios/biologia/Temas/Pared%20celular%20ampliada.htm