Bonsai

O Bonsai é uma árvore em miniatura resultante da criação humana. É considerada uma arte, onde são necessárias técnicas e habilidades para confeccionar um trabalho tão detalhista e que transmite verdadeiramente através das replicas, uma perfeita imagem de uma paisagem natural.

Bomsai. Foto: Sukpaiboonwat / Shutterstock.com

Bonsai. Foto: Sukpaiboonwat / Shutterstock.com

A palavra bonsai em japonês significa "uma planta em uma bandeja" que traduz perfeitamente a relação entre o bonsai e seu recipiente que deve ser harmoniosa. O Bonsai capta a verdadeira essência da natureza da árvore dentro de um vaso.

Acredita-se que o bonsai tenha se originado na China durante a Dinastia Tang, devido à presença de pinturas em tumbas chinesas que mostravam árvores sob vasos rasos semelhantes aos bonsais.

Existem vários estilos de bonsais que representam árvores contra o vento, árvores grandiosas, árvores com trocos ramificados, entre outros.

Os estilos mais conhecidos de bonsais estão relacionados abaixo:

Cascata (Han-Kengai, Kengai): Este tipo de bonsai simula uma árvore solitária, fixa na beira de um penhasco. Nesta arte é necessário um vaso mais fundo para manter o equilíbrio do peso existente neste formato.

Ereto (Chokkan): É o estilo tradicional de bonsai, com a presença de um único tronco reto e galhos dispostos em três sob formato triangular.

Moyogi: É o estilo de Bonsai que apresenta uma silhueta reta, podendo ter troncos e galhos sinuosos.

Inclinado (Shakan, Fukinagashi): Este tipo de bonsai é caracterizado por um tronco inclinado que cresce formando um ângulo de 45 graus com a base da árvore.

Literati (Bunjin, Bunjingi): É um estilo que tem como objetivo representar uma antiga caligrafia chinesa, sendo o ponto central deste tipo de bonsai, no tronco e em suas curvas.

Vassoura (Hokidachi): Neste estilo de bonsai todos os galhos são oriundos a partir de um tronco vertical, onde as folhagens adquirem uma simetria em meia lua.

Paisagem (Saikei): Este tipo de bonsai cria paisagens em miniaturas com vários elementos como grama, pedras, musgos e água.

Planta sobre pedra (Sekijoju, Ishitsuki): É um estilo onde as raízes retorcidas da árvore ficam ao redor ou sobre pedras.

Multiformato (Sokan, Kabudachi, Ikada, Yose-ue): Neste estilo são plantados grupos de árvores em um mesmo vaso, cultivadas em número ímpar que favorece a harmonia do grupo. Formam aparências de bosques ou florestas.

Um bonsai que leva cuidados adequados vive por vários anos, sendo muito comum serem passados de gerações e gerações entre membros de uma família.

Um dos bonsais mais velhos do mundo está presente no Museu Nacional de Bonsai e Penjing localizado no estado de Washington, nos Estados Unidos. É um pinheiro branco com aproximadamente 400 anos de idade que comprova que algumas espécies de bonsais quando bem cuidadas podem viver muitos anos.

Referências Bibliográficas:
http://ubuia.com/index_arquivos/Bonsai.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bonsai
http://www.dicasdebonsai.com.br/ntc/default.asp?Cod=7
http://aidobonsai.wordpress.com/tag/a-historia-do-bonsai/