Sequoia

A Sequoia possui três gêneros da família Cupressaceae (alguns autores ainda podem trata-la como da família Taxodiaceae, porém a classificação foi alterada após novos estudos filogenéticos). O nome sequoia foi dado em homenagem a um grande chefe da tribo indígena norte americana Cherokee, seu nome era Sequoyah.

Sequoias. Foto: Mighty Sequoia Studio / Shutterstock.com

Sequoias. Foto: Mighty Sequoia Studio / Shutterstock.com

A Sequoia sempervirens, é popularmente chamada de sequoia sempre verde, chega a mais de 90 metros de altura, aproximadamente o mesmo que um edifício de 30 andares. Os galhos mais baixos ficam a 45 metros de distância do chão e seu tronco pode chegar a medir 3 metros de diâmetro. A coloração desta árvore pode variar entre o castanho-avermelhado e o castanho-canela, sua casca pode possuir em média de 15 a 30 cm e sulcos profundos. Nos últimos anos esta espécie tem sido plantada no sul do Brasil para fins ornamentais. Um exemplar da espécie foi apelidada de Hyperion, a maior árvore do mundo, que foi descoberta em 2006 em São Francisco, medindo 115,55 metros.

A família Sequoiadendron, com uma única espécie existe, a Sequoiadendron giganteum, popularmente chamada de sequoia gigante, considerada a maior árvore do mundo em termos de volume. Esta é uma das maiores espécies de árvores que se conhece na Terra, a mais velha registrada possui cerca de 4.650 anos de idade e se encontra na Califórnia. Esta espécie apresenta um tronco grosso e fibroso na base e sua cor é avermelhada, seus sulcos podem chegar a 60 cm de grossura, que servem de proteção contra o fogo.

Existe ainda um terceiro gênero encontrado na China que é a sequoia do gênero Metasequoia, que possui uma única espécie viva que é a Metasequoia glyptostroboides, ela é caracterizada por seus ramos frondosos que mudam de cor de acordo com a estação, possui a cor verde-claro na Primavera, azul no Verão, amarelo no Outono e vermelho no Inverno.

Esta árvore é útil tanto na arborização quanto na ornamentação. Também é considerada um fóssil vivo, podendo atingir 60 metros de altura, aguentam ventos frios e geadas. Se adaptam a qualquer tipo de solo desde que sejam bem drenados.

Fontes:
http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,RPT-3507,00.html
http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/divisao_coniferophyta_gimospermas_familia_taxodiaceae_sequoia.htm
http://atwabrasil.com/tag/sequoias/
http://www.monumentaltrees.com/en/trees/coastredwood/video/
http://www.flora.avph.com.br/sequoiadendron.php
http://www.revistavitanaturalis.com/artigos/botanica/sequoia-gigante-a-maior-arvore-do-mundo/
http://www.obonsai.com.br/pagTexto/metasequoia
http://www.plantplaces.com/perl/viewplantdetails.pl?filter=plant&plant_ID=455&fullname=Metasequoia%20glyptostroboides%20%20Dawn%20Redwood
http://www.adeniumecia.com/116-10-sementes-de-sequoia-sempervirens-sequoia-sempre-verde.html