Sistema APG

O sistema APG (Angiosperm Philogeny Group) de classificação botânica foi criado nos Estados Unidos e publicado pelo Grupo de Filogenia das Angiospermas em 1998.

Esse moderno sistema de taxonomia vegetal define grandes grupos de vegetais, baseados em sequências genéticas e também avaliando características importantes das folhas, frutos e flores de plantas.

Consiste em análise cladística das sequências do ADN (ácido desoxirribonucleico) de três genes sendo 2 pertencentes ao cloropasto (organela das células de vegetais responsável pela fotossíntese) e um que codifica os ribossomos (organelas citoplasmáticas encontradas em células procariotas e eucariotas). A árvore filogenética feitas em clados que são ramos pertencentes à árvore filogenética, forma parte de hipóteses científicas entre os todos os organismos contidos na análise.

O grupo de biólogos pertencentes ao Angiosperm Philogeny Group, que são dedicados à classificação filogenética das Angiospermas, produz informações e árvores filogenéticas próprias, e também compilam informações produzidas por vários autores.

Nos primeiros trabalhos iniciados em 1998, publicou-se através do sistema APG, a primeira árvore filogenética com auxilio de alguns genes como rbcL e atpB.

A classificação proposta pelo sistema APG se alterou ao longo dos anos em alguns aspectos e nomenclaturas difíceis e esquecidas como Urticinae, voltaram a serem propostas. Novos dados anatômicos, fitoquímicos e morfológicos e seqüências de genes novas foram acrescentados fazendo com que a organização da árvore filogenética entre monossulcados e trissulcados caísse. As angiospermas mais antigas também sofreram mudanças em suas posições, e algumas famílias como Amborellaceae e Nymphaeaceae alteraram na posição da árvore filogenética.

O sistema APG esta em constante atualização de suas classificações e em 2003 foi sucedido pelo sistema APG II.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_APG
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cladística
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angiosperm_Phylogeny_Group