Transtorno de Ansiedade Generalizada

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Psiquiatria
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) consiste em um dos transtornos mentais mais observados na clínica. Nos dias de hoje, este distúrbio é avaliado como uma doença crônica, que apresenta morbidade relativamente alta, bem como altos custos individuais e sociais.

Trata-se de uma preocupação constante e persistente em relação a diversas atividades e eventos do cotidiano, de controle difícil e que persiste por, no mínimo, seis meses e que, de acordo com o DMS-IV (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) vem acompanhado por três ou mais das seguintes manifestações clínicas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e distúrbios do sono.

Outro ponto que deve ser enfatizado é que, no caso do TAG, o nível de ansiedade é desproporcional ao fato que conduz à ansiedade, levando a muito sofrimento e interferindo da qualidade de vida do indivíduo e no convívio familiar, social e profissional.

Acomete indivíduos de todas as faixas etárias, desde o nascimento até a velhice, sendo que, no geral, as mulheres são mais atingidas do que os homens.

Os pacientes com a TAG podem apresentar tremores, inquietação, falta de ar, cefaleia, sudorese excessiva, palpitações, taquicardia, transtornos gastrointestinais, dificuldade de concentração, tensão muscular, irritabilidade e fácil perda de controle.

O diagnóstico inclui o histórico do paciente, a avaliação clínica detalhada e, quando for necessário, alguns exames complementares podem ser realizados.

O diagnóstico diferencial engloba TOC (transtorno obsessivo compulsivo), síndrome do pânico e fobia social.

O tratamento inclui o uso de fármacos antidepressivos ou ansiolíticos, além da terapia comportamental cognitiva. O tratamento medicamentoso deve ser estendido por seis a doze meses após o desaparecimento dos sintomas, porém a dose deve ser reduzida gradativamente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_ansiedade_generalizada
http://drauziovarella.com.br/letras/t/tag-transtorno-da-ansiedade-generalizada/http://www.scielo.br/pdf/rbp/v23n4/7172.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!