Acetato

Também conhecido como etanoato, o acetato é um composto químico expresso pela fórmula CH3COO-, podendo ser um íon de um sal orgânico, éster ou base conjugada do ácido acético.

A nomenclatura dos acetatos varia de acordo com a função a que pertencem. Em se tratando de sais orgânicos, a nomenclatura é dada unindo o termo acetato ou etanoato seguido do nome do metal (ex. acetato de sódio). Nos casos em que o etanoato é tido como éster, usa-se o termo acetato ou etanoato seguido do nome do radical a ele ligado (ex. acetatato de etila ou etanoato de etila).

Os acetatos podem ser encontrados em muitos compostos químicos. Veja alguns exemplos:

Acetato de sódio

Expresso pela fórmula CH3COONa, o acetato de sódio é um composto incolor cristalino, encontrado comumente na forma de sal anidro. É muito utilizado em indústrias farmacêuticas, alimentares, tinturarias, fábricas de sabões, além de ser usado também em laboratórios para controle de ph em determinadas soluções (composição das soluções-tampão).

Acetato de etila

É classificado como éster, largamente utilizado no ramo industrial, principalmente na composição de essências de frutas como maçã, pêssego, groselha, framboesa, pera. É comum utilizá-lo também como solvente de esmaltes. Representado pela fórmula química CH3COOCH2CH3.

Acetato de potássio

Composto iônico, apresenta-se em forma de cristais ou flocos brancos e representado pela fórmula C2H3KO2 ou CH3COOK. É obtido através da neutralização do ácido acético com hidróxido de potássio ou carbonato de potássio. Considerado quimicamente como uma base fraca.

Acetato de celulose

Éster produzido pela reação da celulose com anidrido acético e ácido acético, tendo o ácido sulfúrico como catalisador da reação. É utilizado na indústria têxtil, e antigamente, na fabricação de filmes fotográficos, tendo sido substituído agora, pelo nylon. Também é utilizado na produção de filtros de alta absorção, como o filtro do cigarro.

Acetato de cobre

Apresenta aspecto de cristais azuis-esverdeados, com odor de vinagre, também conhecido como ácido cúprico, representado pela fórmula Cu2(OAc)4. É utilizado para produção de cobre através de síntese inorgânica ou como reagente catalisador.

Acetato de chumbo

É obtido a partir da dissolução de chumbo em ácido acético. Trata-se de um sal orgânico, branco, sólido e inodoro. É representado pela seguinte fórmula molecular: (CH3COO)2Pb. Muito utilizado na indústria de cosméticos e como reagente laboratorial.

Acetato de amila

Composto químico representado pela fórmula CH3COOCH2CH2CH2CH2CH3, caracterizado por apresentar leve aroma de banana. É obtido através da reação de álcool amílico com ácido acético. Muito utilizado como solvente e fixador de diversas essências artificiais.

Os acetatos geralmente são produtos nocivos à saúde, especialmente pelo alto teor de toxidade, por isso, o manuseio dessas substâncias deve ser feito de forma responsável, seguindo as normas de segurança estabelecidas pelo local de trabalho.

Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetato
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetato_de_etila