Conceitos Fundamentais em Química do 1° ano do Ensino Médio

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

- No primeiro ano do Ensino Médio caracteriza-se pelo estudo da parte Inorgânica da matéria, ou seja, aquela que trata das propriedades de todos os elementos da Tabela Periódica, excetuando-se os compostos de carbono.

- A química estuda fundamentalmente a matéria, sendo que podemos definir a matéria como tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço, ou seja, apresenta volume.

- Um corpo é caracterizado como sendo uma porção limitada da matéria; um objeto é a matéria transformada em algum utensílio ao homem. Assim, por exemplo, o vidro é matéria, uma placa de vidro caracteriza um corpo, já um copo de vidro define um objeto.

- A matéria pode ainda ser classificada como simples (quando constituída por um mesmo elemento químico, como o caso do gás oxigênio, O2) ou composta (quando constituída por dois ou mais elementos químicos, como o caso da água, H2O).

- Conforme o seu estado de agregação, a matéria possui três estados físicos fundamentais (sólido, que apresenta forma e volumes constantes; líquido, que apresenta forma variada e volume constante; e gasoso, que apresenta forma e volume variáveis).

- Conforme as condições de temperatura e pressão, qualquer porção de matéria pode passar de um estado físico para outro, ou seja, mudar de fase. Isso se dá pela alteração nas distâncias médias entre os átomos, sendo que o maior afastamento favorece o estado gasoso, e a maior proximidade favorece o estado sólido.

- Um fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, assim, toda a queima é sempre de natureza química. Já num fenômeno físico não há modificação da natureza da matéria, sendo que toda a mudança de fase é sempre de natureza física.

- Alotropia é a parte da química que estuda a capacidade de duas ou mais substâncias puras simples serem formadas por um mesmo elemento químico. Os quatro elementos da tabela periódica que apresentam essa propriedades são: o carbono, o oxigênio, o enxofre e o fósforo.

- O elemento carbono forma predominantemente  as variedades alotrópicas grafite e diamante, o elemento oxigênio os gases oxigênio e ozônio, o enxofre as variedades rômbica e monoclínica, o fósforo as espécies branco e vermelho.

- A principal diferença entre um substância pura e uma mistura é que a primeira apresenta mudança de fase em temperatura constante, sendo que na segunda essa temperatura pode variar.

- Casos especiais de mistura são as eutéticas(que apresentam ponto de fusão constante) e asazeotrópicas(que apresentam ponto de ebulição constante).

ATKINS, Peter; JONES, Loreta; Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.
FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.