Exercícios - Química orgânica

Lista de exercícios sobre química orgânica e as funções orgânicas, com questões dos principais vestibulares do Brasil.
Ler artigo Química orgânica.

Exercício 1: (PUC-RIO 2010)

O oseltamivir, representado na figura ao lado, é o princípio ativo do antiviral Tamiflu® que é utilizado no tratamento da gripe A (H1N1). Assinale a opção que NÃO indica uma função orgânica presente na estrutura da molécula do oseltamivir.


Exercício 2: (PUC-RIO 2010)

O colesterol dá origem à testosterona, um hormônio ligado ao desenvolvimento sexual, e ao estradiol, que regula as funções sexuais (ver figuras).

Sobre essas substâncias, é CORRETO afirmar que:


Exercício 3: (PUC-RIO 2009)

A sibutramina (representada abaixo) é um fármaco controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária que tem por finalidade agir como moderador de apetite.

sibutramina

Sobre a sibutramina, é incorreto afirmar que:


Exercício 4: (PUC-RIO 2009)

Fluorquinolonas constituem uma classe de antibióticos capazes de combater diferentes tipos de bactérias. A norfloxacina, a esparfloxacina e a levofloxacina são alguns dos membros da família das fluorquinolonas.

norfloxacina esparfloxacina levofloxacina

De acordo com as informações acima, é incorreto afirmar que:


Exercício 5: (PUC-RIO 2008)

A dipirona sódica e o paracetamol são fármacos que se encontram presentes em medicamentos analgésicos e antiinflamatórios.

Considerando a estrutura de cada composto, as ligações químicas, os grupamentos funcionais e a quantidade de átomos de cada elemento nas moléculas, marque a opção correta.


Exercício 6: (FUVEST 2010)

Em um experimento, alunos associaram os odores de alguns ésteres a aromas característicos de alimentos, como, por exemplo:

Analisando a fórmula estrutural dos ésteres apresentados, pode-se dizer que, dentre eles, os que têm cheiro de:


Exercício 7: (PUC-RIO 2007)

Nossos corpos podem sintetizar onze aminoácidos em quantidades suficientes para nossas necessidades. Não podemos, porém, produzir as proteínas para a vida a não ser ingerindo os outros nove, conhecidos como aminoácidos essenciais.

Assinale a alternativa que indica apenas funções orgânicas encontradas no aminoácido essencial fenilalanina, mostrada na figura acima.


Exercício 8: (UDESC 2010)

Considerando as funções orgânicas circuladas e numeradas presentes nas moléculas abaixo:

Assinale a alternativa correta.


Exercício 9: (UFMG 2010)

A estrutura dos compostos orgânicos pode ser representada de diferentes modos. Analise estas quatro fórmulas estruturais:

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que o número de compostos diferentes representados nesse conjunto é:


Exercício 10: (UFMG 2009)

Analise a fórmula estrutural da aureomicina, substância produzida por um fungo e usada como antibiótico no tratamento de diversas infecções:

A partir da análise dessa fórmula estrutural, é CORRETO afirmar que a aureomicina apresenta funções carbonílicas do tipo:


Páginas: [1] 2 3 4