Champignon

Champignon é um tipo de cogumelo comestível muito apreciado no mundo todo pelo seu sabor e alto teor protéico.

Por oferecer baixo teor de gordura e ser rico em proteínas, o champignon é um alimento muito saudável. Em sua composição podemos encontrar cerca de 90 % de água e nos 10% restantes, há uma grande quantidade de proteínas, 18 aminoácidos, cálcio, ferro, cobre, zinco, vitamina C e folato. É considerado "a carne vegetal" na Europa e Ásia, devido aos seus valores nutricionais.

Champignon. Foto: Gita Kulinitch Studio / Shutterstock.com

No Japão o hábito de consumo de cogumelos é diário, e este país que se destaca muito no quesito longevidade de seus habitantes, tem expectativa de vida acima dos 80 anos. Muitas pesquisas são feitas em cogumelos comestíveis, inclusive estudos que avaliam sua propriedade de combate ao câncer.

No Brasil, os cogumelos comestíveis estão conquistando seus espaços aos poucos e o consumo do Champignon já alcança dez mil toneladas anuais.

Os Champignons são cultivados em compostos orgânicos à base de bagaço de cana, capins, palhas de arroz, palhas de trigo, palhas de soja, palhas de milho. É realizada primeiramente uma hidratação da mistura e correção do PH por meio de calcário. Posteriormente o processo de compostagem é feito para transformar a celulose e lignocelulose em proteínas e outros nutrientes que serão digeridos pelo fungo. Depois, ocorre a pasteurização do composto. O composto fica incubado por um período e após este tempo, coloca-se uma camada de terra vegetal (turfa) sob este composto. Passando o período de incubação da turfa é iniciado o processo para dar início ao desenvolvimento dos corpos de frutificação (cogumelo).

Os fatores climáticos são de fundamental importância no processo de cultivação dos champignons. As condições ideais no período de incubação do composto e da turfa são de 23 graus e 92% de umidade relativa. Já na fase de crescimento dos cogumelos é de 16 graus centigrados e 85% de umidade relativa do ar. A circulação do ar, que contribui para a vapo-transpiração nos cogumelos, também contribui para o desenvolvimento destes fungos.

Quanto à forma de conservação, os cogumelos podem ser armazenados por até 10 dias em temperaturas de 4ºC, desde que não estejam lavados. Este tipo de conserva "in natura" é mais saudável, uma vez que não leva nenhum tipo de conservante químico, preservando o sabor original do alimento.

Os champignons podem ser consumidos de variadas maneiras em sopas, molhos, cremes, saladas, pizzas, entre outras. É um alimento muito saudável que contém baixo teor calórico e não engorda.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Champignon
http://www.aprendafacileditora.com.br/sessao.php?go=materiastecnicas&mat=0088
http://www.cogumelosonline.com.br/cogumelo/index.htm
http://www.sanavita.com.br/padrao.aspx?texto.aspx?idcontent=884&idContentSection=225

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Alimentos, Reino Fungi